29/04/2024 09:24:35
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1938/

Programa “A União Faz a Vida” finaliza as atividades de 2011 com mais de vinte projetos apoiados

Através das iniciativas desenvolvidas com os alunos e comunidade, o programa busca inserir dentro da proposta pedagógica os conceitos de cooperação e cidadania.
Por Ascom/Marcello Paulino
20/12/2011 08:31

(Foto: Ascom)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

O incentivo a leitura, a integração com a família e a comunidade e as boas práticas em favor do meio ambiente foram apenas algumas das iniciativas desenvolvidas nas escolas através de projetos apoiados pelo programa “A União Faz a Vida” ao longo de 2011.

Somente neste ano, foram 23 projetos envolvendo alunos e professores de todas as escolas da rede municipal, estadual e particular de Lucas do Rio Verde. Se pensarmos em números de pessoas envolvidas, são mais de 13 mil participantes.

A professora Claudete Zavodini, tutora do programa na Escola Estadual Dom Bosco, garante que entre os professores, a sensação é a de dever cumprido, não somente pelo final de mais um ano letivo, mas principalmente, pela certeza de que todas as ações desenvolvidas na escola alcançaram resultados positivos.

Segundo ela, o projeto “Escola e Comunidade em Ação: Viva Bairro” conseguiu, ao mesmo tempo, consolidar uma série de iniciativas desenvolvidas com os alunos e ainda ultrapassar os muros da escola e levar essas experiências para toda a comunidade.

A XIV edição da Feira de Ciências e Artes (Feciart), realizada em outubro, foi uma mostra da diversidade de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e da importância da escola dentro da comunidade.

A professora ressalta que a participação dos estudantes trazendo novos temas e discussões e a integração com o bairro aonde a escola está inserida foram as maiores conquistas do projeto este ano. “Essa experiência de ouvir o aluno e trazer a realidade dele para dentro da escola foi muito válida e com certeza vai continuar em 2012.”

Na Escola Municipal Olavo Bilac, o projeto “O Ensino Aprendizagem Através do Lúdico” também conseguiu envolver os alunos e professores e despertar o interesse dos estudantes pelo conhecimento. O tutor do programa na escola, professor Márcio Torres de Almeida ressalta que a ideia foi buscar novas formas de aprendizagem, como a produção de mostras de conhecimento.

Somente em 2011, os alunos e professores apresentaram cinco mostras com projetos em todas as áreas. Segundo o professor, além do conteúdo que os estudantes aprenderam de maneira mais atraente, a cooperação, a cidadania e o entusiasmo estiveram presentes em todas as etapas do trabalho, tanto entre os professores, quanto entre os alunos.

Diferente das outras escolas, o Colégio Piaget apostou na parceria com as famílias e em iniciativas que resgatam valores como respeito, solidariedade e amor ao próximo. A tutora do programa, professora Ednéia Lopes Miranda explica que o projeto “Valores para a Vida” foi desenvolvido com todos os alunos, desde a educação infantil ao ensino médio.

Em cada faixa etária, os professores buscaram maneiras de trabalhar os valores, de forma que os alunos pudessem assimilar naturalmente. Segundo Ednéia, a participação dos pais foi essencial no desenvolvimento de cada ação. “A intenção do projeto é resgatar valores familiares que aos poucos estão caindo no esquecimento, por isso a necessidade da presença dos pais.”

O programa “A União Faz a Vida” é desenvolvido pela Sicredi Ouro Verde e Prefeitura de Lucas do Rio Verde com o apoio de diversos empresários que acreditam na educação como única alternativa para a construção de uma sociedade mais justa.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol


26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line


26/04/2024 15:39

Concurso Público nº 01/2024: Candidatos já podem consultar o horário e local da prova

Prova será neste domingo (28), nos períodos matutino e vespertino


26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias


26/04/2024 13:24

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV

Município será o 3º no estado a ter uma unidade de policiamento montado


26/04/2024 13:22

Esporte: Lucas do Rio Verde tem representação nacional e internacional em competições

Inclusão, prevenção e muitas medalhas são o resultado das escolinhas ofertadas pelo Viva Lucas


26/04/2024 12:27

Prefeitura realiza capacitação para servidores públicos sobre termos da Nova Lei de Licitações

O próximo passo será capacitar os microempreendedores locais


26/04/2024 11:25

Empregador doméstico e Microempreendedor têm até 1º de maio para se inscrever no DET

O cadastro deve ser realizado no site do Governo Federal


26/04/2024 10:33

Lucas do Rio Verde sediará Mutirão Ambiental do CAR Digital no mês de maio

Produtores rurais da região poderão atualizar o seu Cadastro Ambiental Rural


25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)


25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon