25/07/2026 17:34:39
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6381/

Projeto de Trabalho Social é realizado com 350 famílias luverdenses

O projeto é uma ação direta com moradores com foco em viabilizar o exercício da participação cidadã
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
10/05/2018 09:57

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Cidade, em parceria com Governo Federal e Ministério das Cidades, apresentou na noite desta quarta-feira (09) o Projeto Técnico Social (PTS) do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST), para os moradores do Residencial Vida Nova I.

O projeto é uma ação direta com moradores do conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I, com o foco em viabilizar o exercício da participação cidadã, com serviços informativos e educativos, favorecendo a organização comunitária, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das 350 famílias que lá residem.

“Quando da implantação de um projeto habitacional, é necessária a execução também de diversos outros projetos, principalmente de inserção à cidadania. O intuito é promover a integração dos moradores com a sociedade, para que eles interajam, saibam dos regramentos, tenham vivencia comunitária, inseridos na ocupação socioterritorial”, explicou o diretor de Desenvolvimento Humano, Günter Stechert.

As ações junto à comunidade estão sendo desenvolvidas pela empresa contratada pelo governo, Cityplan Consultoria, Assessoria e Planejamento, que realiza ações pré e pós-ocupação das unidades habitacionais. O trabalho, que tem duração de 12 meses, é desenvolvido a partir de quatro eixos, estabelecidos pelo Ministério das Cidades: mobilização, organização e fortalecimento social; acompanhamento e gestão social da intervenção; educação ambiental e patrimonial; e desenvolvimento socioeconômico.

“O Plano de Desenvolvimento Socioterritorial é uma exigência do contrato do Faixa I e cada mês terá atividade diferenciada, com vários temas, como coleta seletiva de lixo, meio ambiente, relação entre vizinhos e na comunidade, prevenção de conflitos, trabalho educativo e de fortalecimento das famílias. Somado à isso, terão cursos de geração de renda em áreas de maior necessidade da comunidade e adequados ao perfil das pessoas com embasamento na pesquisa realizada com moradores antes mesmo da entrega do residencial. Alimentação e estética são os principais temas a serem abordados”, destacou a assistente social da Secretaria Municipal de Planejamento e Cidade, Marguit Breitenbach.

A dona de casa Jeneci Gomes Ferreira, moradora do residencial desde dezembro, aprovou a realização do projeto. “Paguei aluguel a vida inteira e agora tenho minha casinha, e com essa ação tão importante pra comunidade até eu com mais idade quero aproveitar”, disse.

Durante a apresentação do projeto, foi destinado um local para diversão das crianças, teve apresentação de dança, lanche e sorteio de uma bicicleta.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)