29/04/2024 17:32:25

Projeto Pequenos Contadores de História movimenta Escola Caminho para o Futuro

O projeto foi desenvolvido durante sete meses e trouxe resultados surpreendentes
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
26/10/2018 15:57

(Foto: Ascom Prefeitura)

A magia das primeiras leituras teve um significado especial para os alunos da Escola Municipal Caminho para o Futuro neste ano. O projeto Pequenos Contadores de História movimentou as turmas de 1º, 2º, 3º e 5º anos da unidade de ensino.

Com o objetivo de integrar as turmas, estimular e incentivar a leitura entre as crianças através da contação de histórias, o projeto visa por meio das histórias contadas pelos alunos e professora desenvolver a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura.

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos do 5º ano realizaram leituras com os alunos dos 1º, 2º e 3º anos com a proposta de auxiliar os alunos a aprenderem a ler.

A professora do 5º ano, Marizélia Moura, destacou que o projeto surgiu da preocupação com o desenvolvimento da leitura das crianças. “O aluno quando lê, ele entende todas as disciplinas, porque a leitura é a base de tudo. Esse ano elaboramos este projeto e levamos para as turmas de 1º, 2º e 3º anos. A parceria foi muito importante, trabalhamos com as crianças lá no início do ano e vamos encerrar com elas já lendo”.

A pequena Clara Elisa Esser, 10 anos, revelou que adora ler e o projeto foi muito importante. “O que eu mais aprendi com o projeto é que a leitura é tudo na nossa vida, nela a gente viaja por mundos da história. Eu achei um projeto incrível que a gente aprende cada vez mais, a gente ensina as crianças a ler, a escrever, eu acho muito importante porque a gente ensina e aprende, e a leitura leva um futuro incrível pra gente, a leitura é tudo”.

Para a estudante Sara Silva de Oliveira, 11 anos, foi muito bom participar da iniciativa. “Eu achei um ótimo projeto porque ele ensina a dialogar melhor e falar em público, e é muito legal ajudar a ensinar alguém a ler”.

Taila Guedes, 11 anos, destacou que o projeto é muito maravilhoso, “porque é legal as pessoas verem o trabalho que a gente teve com as nossas histórias geniais, precisou de muita dedicação pra decorar e contar as histórias hoje, foi muito incrível”.

De acordo com a professora do 1º ano, Keila de Almeida, “a minha turma teve a oportunidade de participar do projeto, os alunos do 5º ano uma vez por semana fizeram uma atividade de leitura na minha sala, assim, os alunos apresentaram um interesse muito grande com a alfabetização e ficaram encantados em aprender também a ler pra poder contar histórias. O projeto deu uma desenvoltura muito boa para os alunos, não é fácil alfabetizá-los e ainda despertar o interesse deles em aprender”.

Professora do 2º ano da Escola Caminho para o Futuro, Madalena Ferreira, pontuou o diferencial na aprendizagem das crianças com o desenvolvimento do Pequenos Contadores de História. “O projeto foi de extrema importância, os alunos da minha turma tiverem um grande interesse pelas literaturas, foi muito pertinente essa ação, foi um sucesso, temos que dar continuidade no próximo ano e levar essa ideia para mais turmas”.

29/04/2024 16:49

Expolucas 2024 é lançada oficialmente à sociedade luverdense

Evento será realizado pela iniciativa privada com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Acilve e CDL

29/04/2024 15:02