01/03/2026 20:19:47
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2096/
(Foto: )
Com o objetivo de atender as mulheres que trabalham durante todo o dia, a unidade de saúde do bairro Jardim Alvorada (PSF IV) promove nesta sexta-feira (20), das 17h às 20h, uma campanha de orientação e prevenção ao câncer de colo uterino e mama.
A enfermeira responsável pela unidade, Lucimeire de Matos explica que a campanha é voltada para as mulheres que moram nas áreas de abrangência do PSF, os bairros Jardim Alvorada e parte do Cidade Nova. Porém, todas podem participar.
Além de orientações e formas de prevenção a doença, as mulheres terão a oportunidade de realizar a coleta do preventivo de colo uterino e avaliação clínica do câncer de mama. Todas as mulheres com vida sexual ativa devem se submeter ao exame periodicamente, inclusive as grávidas e histerectomizadas.
Segundo a enfermeira, o exame preventivo é um método simples e totalmente eficaz no diagnóstico precoce da doença. No entanto, para garantir a eficácia da avaliação, é necessário que a paciente não mantenha relações sexuais até dois dias antes da coleta, não utilize nenhum tipo de creme vaginal e também não faça uso de ducha, somente o banho normal.
Em relação ao câncer de mama, Lucimeire explica que todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, devem realizar o autoexame pelo menos uma vez por mês, entre o sétimo e o décimo dia do ciclo menstrual. O objetivo é fazer com que a mulher se toque e conheça suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração, principalmente pequenos nódulos.