09/05/2026 16:07:29
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/750/

PÚBLICO FEMININO CONHECE MÉTODOS PARA PLANEJAMENTO FAMILIAR

Ainda para a programação do dia e objetivando atingir as mesmas mulheres presentes na palestra, o PSF 7 atendeu o público para o exame preventivo de câncer do colo uterino até às 21h00.
Por Ascom/Marianne Büttner
10/02/2010 10:20

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

 

Na tarde de ontem, 09, o PSF 7, unidade de Saúde do bairro Jardim Primavera, realizou uma palestra sobre Planejamento Familiar, em parceria com o Laboratório Eurofarma, laboratório farmacêutico.
Acesso a informações e métodos para o planejamento familiar foi o principal objetivo da palestra abordada para mulheres em idade fértil, de 12 a 40 anos. Karime Souto, enfermeira da unidade e palestrante do dia, explanou sobre os principais métodos contraceptivos para evitar a gravidez não-programada, não deixando de mencionar a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.
A enfermeira apontou as causas que levam à falta de planejamento, como por exemplo a ausência de informação, assim como os problemas que podem trazer, como a mortalidade materna, gestação de alto risco, aborto provocado, etc. Problemas comportamentais, emocionais e econômicos também podem ser conseqüências de uma gravidez não-programada, de acordo com a enfermeira.
Com o auxílio de materiais e programas fornecidos pelo laboratório farmacêutico Eurofarma, que tem parceria na palestra para exercer sua função social, a palestrante pôde demonstrar à população feminina os diversos métodos contraceptivos, como os naturais, definitivos e os de barreira.
Foram demonstrados também dados estatísticos de uso de métodos contraceptivos, sendo constatado que muitas pessoas ainda não os utilizam por falta de informação ou mesmo por comodismo. Pesquisa do Datafolha aponta que 71% dos jovens não fazem planejamento familiar.
Karime Souto declarou que em Lucas do Rio Verde, em 2009, houve 149 gestantes de 10 a 19 anos. Neste momento, só no PSF 7 há quatro gestantes de 14 anos e as outras já possuem de 5 a 6 filhos.
O resultado deste exame pode detectar o vírus HPV e outras doenças do colo do útero antes do desenvolvimento do câncer e não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver a doença.
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde