24/04/2026 10:49:01
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9015/

Recorde em reciclagem: Ecoponto vende quase 100 toneladas de materiais no último mês

Recicláveis se transformam em renda para 22 cooperados que trabalham no Ecoponto
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
17/08/2021 07:30

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Para a maioria da população é apenas muito lixo, descarte de algo que um dia já teve serventia e não tem mais uso. Para as famílias dos 22 trabalhadores cooperados que atuam no Ecoponto de Lucas do Rio Verde é uma forma de renda, de levar comida para dentro de casa, por meio de um trabalho digno, que colabora também para melhorar o planeta.  

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), responsável pelo espaço de reciclagem na cidade, o último mês teve um saldo significativo no aproveitamento de materiais, com o registro da venda de 99,96 toneladas de materiais. No ano passado, em julho, a venda de recicláveis registrou 30,16 toneladas. 

O vidro, em exceção, é o único material que não é vendido, pois o material fica na cidade. Depois de chegar ao Ecoponto, o vidro é moído até virar pó e depois entregue para a fábrica de blocos, anexa ao Centro de Detenção Provisória (CDP), onde é transformado em itens de concreto por reeducandos. Esse mês, foram levadas à fábrica 6 toneladas e 580 kg do vidro.

Confira a quantia vendida de cada um dos materiais: 

    • Papelão: 39,800 kg
    • Papel branco: 13,500 kg
    • Pet: 18,140
    • Plástico (grosso): 18,140 kg
    • Ferro: 3,800 kg
    • Alumínio (latinha): 8,460 kg

Nos primeiros meses deste ano, a média mensal de venda do Ecoponto estava em torno de 95 toneladas. O coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques, aponta que o papelão costuma ser o material recebido em maior volume no ponto de reciclagem. 

“Nesse último mês o papelão também foi o [material] que mais vendeu, por conta do comércio em si. Mas a população aumentou e com isso a reciclagem também”, explicou o coordenador.  

Para o responsável pelo Ecoponto, os números são positivos, mas ainda há muito a ser feito, pois o objetivo é conseguir chegar, ainda este ano, nos 10% de reciclagem do total do lixo arrecadado. “Muita gente reciclou mais um pouco, mas ainda não é o ideal, estamos longe. Precisamos muito da ajuda da população”, enfatizou Jailton. 

A autarquia aponta que alguns bairros têm índices mais baixos na reciclagem, como Alvorada, Rio Verde, Cidade Nova e Jaime Seitti Fujii. Já os mais bem colocados na reciclagem são Bandeirantes, Parque das Emas e a região Industrial. 

“Mas o apelo é esse, pedir que as pessoas separem melhor os lixos e nos ajudem, pois esse dinheiro vai ficar aqui na cidade, dentro do município”, explicou o coordenador de resíduos do Saae.

Para o diretor do SAAE, Maurício Fossatti, as campanhas de incentivo à reciclagem também colaboraram para o bom resultado. 

“Desde o início da gestão estamos realizando campanhas de separação dos resíduos, como uma forma de conscientizar a população. Também fizemos melhorias no Ecoponto, com intuito de incentivar o aumento da reciclagem, pois além de contribuir com o meio ambiente, colabora com a geração de renda para as famílias dos cooperados”, pontuou Fossatti.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril