27/02/2026 13:30:41
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/281/
(Foto: )
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso – FAMATO – promoveram ontem à noite, 16, uma reunião com a sociedade, em especial com produtores rurais, para discutir o projeto de Zoneamento Socioeconômico (ZSEE) de Mato Grosso. Este projeto propõe estudos para a criação de áreas de conservação.
O objetivo da reunião foi mobilizar e orientar o setor produtivo para participar da audiência pública que acontecerá em Sorriso no mês de maio, oportunidade em que o projeto será discutido e proposto para a região. A FAMATO, representada pelo economista Amado de Oliveira Filho, faz parte da comissão que discute o Zoneamento nas audiências públicas em todo o Estado e nas reuniões prévias, levanta os pontos mais relevantes a serem discutidos na audiência.
Depois que o Zoneamento for aprovado, vai funcionar como uma das diretrizes para os processos de licenciamentos ambientais. O projeto classifica as áreas em categorias e será necessário observar o uso da categoria onde se localiza a propriedade para o licenciamento. Além disso, os incentivos fiscais e os créditos governamentais ficam condicionados às obrigações, padrões e diretrizes específicas de cada zona de Intervenção.