25/07/2026 01:56:05
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9101/

Representantes de Lucas conhecem atuação de Guarda Civil Armada em municípios de referência

O objetivo da visita é conhecer a atuação da força municipal de segurança
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
27/08/2021 18:00

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Representantes da Prefeitura de Lucas do Rio Verde estiveram nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, em cidades no interior de São Paulo. A visita faz parte do estudo realizado pela gestão com o objetivo de implantar a Guarda Armada no município luverdense.

O Executivo Municipal esteve representado pela procuradora Derlise Marchiori, a secretária-adjunta de Administração, Aline Hartmann, e a assessora administrativa da Secretaria de Segurança e Trânsito, Márcia Ortolan.

Na quinta, em Paulínia, as representantes conheceram o funcionamento, os treinamentos, a parte administrativa, corregedoria e os trâmites legais que a gestão do município paulista enfrentou para implantar a guarda armada. No local, a recepção foi feita por Rodrigo Domingues, comandante da Guarda Civil Municipal, e Gidel Bizerra da Silva, subcomandante da guarda.

“A guarda de Paulínia é referência para o país. Então, nós viemos conhecer principalmente essa parte burocrática para esse ter mais elementos neste estudo que a gestão está fazendo para implantar também a guarda armada em Lucas do Rio Verde”, destacou Derlise.

A agenda seguiu ao longo desta sexta-feira, em Cotia. Na ocasião, as representantes conheceram o centro de monitoramento da Guarda Civil Municipal. A entidade possui alguns totens espalhados ao longo da cidade, com um sistema de áudio, facilitando a comunicação entre a população e a guarda para o acionamento de ocorrências.

Em Cotia, a recepção foi feita por Almir Rodrigues, secretário de Segurança Pública, Júlio César Rocha, comandante da Guarda Civil Municipal, e Luciano Stephano, subcomandante da guarda.

Projeto
A implantação da Guarda Municipal Armada em Lucas do Rio Verde é um trabalho iniciado em 2017, pelo primeiro secretário de Segurança do Município, o advogado Alexandre William de Andrade. A proposta da Gestão Municipal é retomar este projeto com exemplos que está dando certo no Brasil, com a intenção de agilizar a estrutura de Guarda Civil no município com um sistema de qualidade para a população luverdense.

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA GABINETE PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)