27/07/2026 16:58:49
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/15030/

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
27/07/2026 16:29

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Após um semestre de criatividade, inovação e aprendizado em programação, alunos da Rede Municipal de Ensino de Lucas do Rio Verde participam, nesta sexta-feira (31), do SaberTech Inova. Organizado pela Secretaria de Educação, o evento é aberto ao público e tem como objetivo apresentar os jogos educativos desenvolvidos pelos estudantes em sala de aula, além de aproximar crianças e adolescentes do protagonismo tecnológico.

A exposição será realizada no Senac, localizado na Avenida Mato Grosso, nº 1.437-E, bairro Alvorada, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Além de conhecer os projetos desenvolvidos pelos estudantes, os visitantes poderão vivenciar uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual.

Os mais entusiastas podem participar gratuitamente da Oficina Prática de Desenvolvimento de Jogos 2D. São apenas 20 vagas para o período matutino e 20 vagas para o vespertino. Para garanti-la, é necessário ter entre 9 e 15 anos e realizar a inscrição pelo formulário eletrônico: https://forms.cloud.microsoft/r/weyBgyd7UN

Conheça o SaberTech

Implementado neste ano pela Secretaria de Educação em onze escolas municipais, o projeto SaberTech oferece aulas semanais de Ciências da Computação para cerca de 500 estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, promovendo alfabetização e inclusão digital.

Durante as aulas, os alunos aprendem a criar e programar jogos educacionais em 2D por meio da plataforma CS Plus e, ao longo do ano, avançam para atividades de introdução à robótica maker, desenvolvimento de aplicativos e uso da inteligência artificial. As atividades integram conceitos de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Física e Inglês, tornando o aprendizado mais dinâmico e interdisciplinar.

Entre as habilidades desenvolvidas estão o raciocínio lógico, o pensamento crítico e computacional, a interpretação e resolução de problemas, a inteligência emocional, o trabalho em equipe e a adaptabilidade.

Por meio desta iniciativa, Lucas do Rio Verde consolida a inovação como uma importante aliada da Educação, ampliando horizontes e fortalecendo a formação integral dos estudantes.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio


27/07/2026 09:05

Case de Lucas do Rio Verde inspira debate sobre habitação em evento que reuniu lideranças do agro em Sorriso

Durante o GAFFFF 2026, prefeito Miguel Vaz apresentou o modelo habitacional do município e reforçou a meta da gestão de alcançar 8 mil oportunidades habitacionais em oito anos


27/07/2026 07:56

Prefeitura entrega documentário, acervo expositivo e decreto que reconhece Festa de São Cristóvão como Patrimônio Cultural Imaterial

Com as ações, governo municipal concluiu a Devolutiva do Inventário Participativo da celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:48

Move Lucas estreia com programação esportiva e atividades para toda a família

Primeira edição do evento já passa a integrar o calendário esportivo do município.


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade