23/07/2026 00:38:35
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10249/

Saúde alerta população para os cuidados com picada de cobra

Em caso de picada, procurar imediatamente uma unidade de saúde
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
03/06/2022 09:57

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde alerta a população sobre os cuidados com picadas de cobra, que produz veneno, e que podem ser fatais. Nesses casos, o soro antiofídico é o medicamento utilizado para tratar mordidas de cobras venenosas.

Na Microrregião do Teles Pires, em Mato Grosso, os soros antiofídicos são distribuídos pela Rede de Frio do Escritório Regional de Saúde de Sinop, o qual analisa estoque e distribui aos municípios da regional Teles Pires, incluindo Lucas do Rio Verde.

Esse estoque pode ser enviado a todos os municípios da regional ou centralizado nos hospitais regionais. Em Lucas do Rio Verde, a Central de Vacinas é quem recebe os estoques dos soros antiofídicos e, em seguida, entrega ao Hospital São Lucas, que é quem armazena e faz a administração do soro no paciente, conforme necessidade e tipo de picada.

A quantidade a ser distribuída aos municípios é definida pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), conforme critérios do Ministério da Saúde, que não é de acordo com capacidade de estoque e, sim, com a demanda estadual, não sendo possível a compra do soro antiofídico por parte da prefeitura.

Na falta de estoque em Lucas do Rio Verde, os soros antiofídico estarão disponíveis nos hospitais regionais para estratégia do uso. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann, a referência de Lucas do Rio Verde é o Hospital Regional de Sorriso, onde o paciente é encaminhado para a assistência.

O Soro antiofídico

O soro antiveveno (antiofídico) é uma substância usada para tratar pessoas que tiveram veneno injetado em seus corpos através das mordidas ou picadas de um animal. Quando isso acontece, o soro é administrado, geralmente através de uma veia ou, menos frequentemente, através de um músculo.

O Soro antiofídico trabalha para neutralizar o veneno que está no corpo do paciente, reduzindo seus efeitos e evitando mais danos. No entanto, não pode fazer nada para alterar o dano que já foi feito.

O que fazer em caso de acidentes com animais peçonhentos

Algumas práticas, comumente conhecidas como corretas, podem não ajudar a vítima.

Lave abundantemente o local da picada, de preferência com água e sabão;

Evite o máximo que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno, caso seja possível, a mantenha deitada;

Caso a picada tenha ocorrido na perna ou no braço, mantenha os membros elevados para estimular a circulação;

Verifique se o local onde ocorreu o acidente está seguro e tente identificar o animal peçonhentos, se possível leve-o ao posto de saúde, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico.

Orientações

É válido ressaltar que as medidas de prevenção evitam diversos acidentes. Algumas dicas importantes são:

- Mantenha o quintal, jardim e celeiros sempre limpos;

- Não acumule lixo e entulhos, principalmente ao redor da residência;

- Vede frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

- Evite plantar trepadeiras e bananeiras próximo da residência;

- Ao realizar atividades rurais, de jardinagem e limpeza de paiol ou celeiros, utilize sempre roupas de manga longa, luvas de raspa de couro e botas de cano alto;

- Inspecione roupas e calçados antes de usar;

- Em caso de acampamentos, antes de se instalar inspecione bem o local e evite vegetações densas.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)


21/07/2026 11:35

Atletas de Lucas do Rio Verde garantem vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude

Disputas aconteceram entre 18 e 20 de julho em Campo Verde


21/07/2026 10:29

Prefeitura inicia obra para ampliar segurança viária na Avenida Tocantins

Intervenção contempla 170 metros de extensão, entre o Lago Ernani José Machado e o semáforo da Avenida Pará


21/07/2026 07:28

“Hoje eu conto os dias para voltar”: oficinas culturais fortalecem vínculos, promovem bem-estar e transformam histórias em Lucas

Mais do que ensinar artes, aulas gratuitas da Prefeitura promovem acolhimento e contribuem para o bem-estar emocional dos participantes de todas as idades


20/07/2026 09:05

Dia “D” de vacinação contra a raiva na área rural será na sexta-feira (24)

As doses estarão disponíveis nas UBSs, São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara e na Comunidade Campinho Verde, ao lado da igreja, das 8h às 12h


18/07/2026 08:00

Esporte: Campeonato Amador está com inscrições abertas

Competição terá início no dia 29 de agosto em Lucas


17/07/2026 08:31

Merendeiras de Lucas do Rio Verde participam de treinamento e testam receitas com carne ovina

Capacitação reuniu profissionais das 24 escolas da rede municipal e prepara a inclusão de novos pratos na merenda escolar