23/07/2026 00:38:51
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10271/

Saúde convoca grupos prioritários para vacinas de gripe e sarampo

Caso você faça parte, procure o PSF mais próximo de sua residência para ser imunizado
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
08/06/2022 13:36

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde vem trabalhado diariamente para fortalecer a vacinação contra gripe e sarampo. As doses que são para os grupos indicados pelo Ministério da Saúde nas campanhas nacionais e têm sido aplicadas em todos os PSFs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Nesta semana, cinco unidades terão horário estendido para vacinação das 17h às 20h30: dia 08, nos PSFs V Pioneiro, XIII Parque das Américas e XV Fujii; dia 09, nos PSFs Rio Verde e PSF X Cerrado.

De acordo com a Vigilância em Saúde, 7.084 doses do imunizante contra a influenza (gripe) foram aplicadas em Lucas do Rio Verde, desde o início da campanha, no dia 11 de abril.

Gripe:

Idosos: meta 3.343 / alcançado 67% feitas 2.250 doses;

Crianças 6m a 4 anos: meta 5.640 / alcançado 41%; feitas 2.327 doses;

Trab. Saúde: meta 1.205 / alcançado 62,4%; feitas 752 doses;

Gestantes: meta 1.058 / alcançada 34% feitas 360 doses;

Puérperas: meta 174 feito / 77,5% feitas 135 doses;

Professores: meta 889 feito / 44,8% feitas 399 doses;

Sarampo:

Crianças 6 meses a 4 anos: meta 5.640 / alcançado 41%

É fundamental que os grupos prioritários (confira lista abaixo) procurem os postos de vacinação para tomar a dose da vacina contra a gripe. Com as temperaturas mais baixas, a Influenza pode evoluir para casos mais graves, por isso é essencial que todos compareçam aos postos para se vacinar.

Continua também nos PSFs a vacinação contra o sarampo. Podem ser vacinados os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, sendo que a vacinação para este público é indiscriminada, ou seja, mesmo que o esquema vacinal esteja completo, a pessoa deve receber uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Grupos prioritários:

A vacinação contra o Sarampo está disponível para crianças de seis meses a quatro anos (menores de cinco anos) e atualização vacinal para trabalhadores da saúde.

Contra a Gripe podem ser vacinados:

• Idosos acima de 60 anos de idade

• Trabalhadores da saúde

• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade

• Gestantes e puérperas

• Trabalhadores da educação

• Pessoas com deficiência permanente

• Caminhoneiros

• Trabalhadores de transporte coletivo

• Forças de segurança e salvamento

• Funcionários do sistema de privação de liberdade

• Pessoas com cormobidades (doenças: respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, transplantados, portadores de trissomias).

Caso você faça parte de grupos prioritários, procure o PSF mais próximo de sua residência para ser imunizado. É preciso apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. Para os trabalhadores, também é necessário apresentar o comprovante de trabalho.

As doses estarão disponíveis enquanto durarem os estoques.

Caso você faça parte de grupos prioritários, procure o PSF mais próximo de sua residência para ser imunizado. É preciso apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. Para os trabalhadores, também é necessário apresentar o comprovante de trabalho.

As doses estarão disponíveis enquanto durarem os estoques.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)


21/07/2026 11:35

Atletas de Lucas do Rio Verde garantem vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude

Disputas aconteceram entre 18 e 20 de julho em Campo Verde


21/07/2026 10:29

Prefeitura inicia obra para ampliar segurança viária na Avenida Tocantins

Intervenção contempla 170 metros de extensão, entre o Lago Ernani José Machado e o semáforo da Avenida Pará


21/07/2026 07:28

“Hoje eu conto os dias para voltar”: oficinas culturais fortalecem vínculos, promovem bem-estar e transformam histórias em Lucas

Mais do que ensinar artes, aulas gratuitas da Prefeitura promovem acolhimento e contribuem para o bem-estar emocional dos participantes de todas as idades


20/07/2026 09:05

Dia “D” de vacinação contra a raiva na área rural será na sexta-feira (24)

As doses estarão disponíveis nas UBSs, São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara e na Comunidade Campinho Verde, ao lado da igreja, das 8h às 12h


18/07/2026 08:00

Esporte: Campeonato Amador está com inscrições abertas

Competição terá início no dia 29 de agosto em Lucas


17/07/2026 08:31

Merendeiras de Lucas do Rio Verde participam de treinamento e testam receitas com carne ovina

Capacitação reuniu profissionais das 24 escolas da rede municipal e prepara a inclusão de novos pratos na merenda escolar