22/10/2026 03:44:38
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10271/

Saúde convoca grupos prioritários para vacinas de gripe e sarampo

Caso você faça parte, procure o PSF mais próximo de sua residência para ser imunizado
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
08/06/2022 13:36

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde vem trabalhado diariamente para fortalecer a vacinação contra gripe e sarampo. As doses que são para os grupos indicados pelo Ministério da Saúde nas campanhas nacionais e têm sido aplicadas em todos os PSFs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Nesta semana, cinco unidades terão horário estendido para vacinação das 17h às 20h30: dia 08, nos PSFs V Pioneiro, XIII Parque das Américas e XV Fujii; dia 09, nos PSFs Rio Verde e PSF X Cerrado.

De acordo com a Vigilância em Saúde, 7.084 doses do imunizante contra a influenza (gripe) foram aplicadas em Lucas do Rio Verde, desde o início da campanha, no dia 11 de abril.

Gripe:

Idosos: meta 3.343 / alcançado 67% feitas 2.250 doses;

Crianças 6m a 4 anos: meta 5.640 / alcançado 41%; feitas 2.327 doses;

Trab. Saúde: meta 1.205 / alcançado 62,4%; feitas 752 doses;

Gestantes: meta 1.058 / alcançada 34% feitas 360 doses;

Puérperas: meta 174 feito / 77,5% feitas 135 doses;

Professores: meta 889 feito / 44,8% feitas 399 doses;

Sarampo:

Crianças 6 meses a 4 anos: meta 5.640 / alcançado 41%

É fundamental que os grupos prioritários (confira lista abaixo) procurem os postos de vacinação para tomar a dose da vacina contra a gripe. Com as temperaturas mais baixas, a Influenza pode evoluir para casos mais graves, por isso é essencial que todos compareçam aos postos para se vacinar.

Continua também nos PSFs a vacinação contra o sarampo. Podem ser vacinados os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, sendo que a vacinação para este público é indiscriminada, ou seja, mesmo que o esquema vacinal esteja completo, a pessoa deve receber uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Grupos prioritários:

A vacinação contra o Sarampo está disponível para crianças de seis meses a quatro anos (menores de cinco anos) e atualização vacinal para trabalhadores da saúde.

Contra a Gripe podem ser vacinados:

• Idosos acima de 60 anos de idade

• Trabalhadores da saúde

• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade

• Gestantes e puérperas

• Trabalhadores da educação

• Pessoas com deficiência permanente

• Caminhoneiros

• Trabalhadores de transporte coletivo

• Forças de segurança e salvamento

• Funcionários do sistema de privação de liberdade

• Pessoas com cormobidades (doenças: respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, transplantados, portadores de trissomias).

Caso você faça parte de grupos prioritários, procure o PSF mais próximo de sua residência para ser imunizado. É preciso apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. Para os trabalhadores, também é necessário apresentar o comprovante de trabalho.

As doses estarão disponíveis enquanto durarem os estoques.

Caso você faça parte de grupos prioritários, procure o PSF mais próximo de sua residência para ser imunizado. É preciso apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. Para os trabalhadores, também é necessário apresentar o comprovante de trabalho.

As doses estarão disponíveis enquanto durarem os estoques.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026


19/10/2026 09:42

Orçamento para 2027 será apresentado em audiência pública nesta segunda (19)

Encontro apresentará a LDO 2027, LOA 2027 e a compatibilização com o PPA 2026–2029


19/10/2026 09:13

Passeio Ciclístico Pedalando pela Vida comemora 25 anos em Lucas do Rio Verde

Evento incentiva a prática de atividades físicas e interação entre moradores


18/10/2026 12:17

“O Mágico de Oz” valoriza artistas locais e aproxima comunidade da cultura em Lucas do Rio Verde

Espetáculo reuniu alunos das oficinas culturais em duas apresentações no fim de semana


16/10/2026 12:21

Lucas do Rio Verde prorroga prazo para agricultores participarem do PAA

Nova data permite que agricultores familiares entreguem os documentos até 21 de outubro


16/10/2026 11:15

Obras de ampliação da UBS Bandeirantes serão concluídas em até 60 dias

O projeto contempla a ampliação em quase 200 m², a reforma e readequação dos espaços


15/10/2026 11:17

Cemitério municipal terá horário especial para visitação no Dia de Finados em Lucas

Serviços de construção e reforma serão suspensos a partir de 23 de outubro; nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, os portões ficarão abertos das 6h às 18h