25/10/2026 00:11:28
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6652/

Saúde de Lucas do Rio Verde atende quase 5 mil hipertensos

O acompanhamento dos pacientes é primordial para controle e tratamento da doença
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
11/09/2018 09:38

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Mais comum do que muitos imaginam, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) atinge cerca de 17 milhões de pessoas no Basil. É uma doença silenciosa que pode trazer consequências graves.

Em Lucas do Rio Verde, atualmente, o número de hipertensos cadastrados no sistema da Secretaria de Saúde é de 4.958 pessoas. E o suporte aos pacientes auxiliando no controle da pressão, do sobrepeso e da alimentação é muito importante. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.

Nos 16 PSFs do município existem grupos específicos e periódicos de prevenção, controle e tratamento de hipertensos, onde as equipes abordam temas relacionados à doença e atividades específicas.

Na maioria dos indivíduos, a hipertensão arterial não causa sintomas tão aparentes, por isso a importância do estilo de vida saudável e das consultas preventivas. Em alguns casos mais severos, o paciente pode apresentar dores de cabeça (principalmente na região da nuca), sangramento pelo nariz, tontura, rubor facial e cansaço.

A HAS é mais comum em adultos, acomete uma em cada quatro pessoas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos. Ela também é responsável por 40% dos infartos e 80% dos derrames.

Segundo dados do Ministério da Saúde (DATASUS/TABNET), entre os anos de 2015 a 2018, 345 hipertensos residentes em Lucas do Rio Verde estiveram internados em consequência da patologia.

Apesar de ser uma doença que, geralmente, é diagnosticada em adultos, o número de hipertensos jovens tem aumentado ao longo dos anos e a HAS já está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.

 

Idade:

N° de Hipertensos em LRV:

Até 10 anos

7

11 a 20 anos

23

21 a 59 anos

2.688

Acima de 60 anos

2.240

Total:

4.958

 

Analisando a tabela, é possível perceber que a faixa etária de pessoas acometidas pela hipertensão está cada vez menor, ou seja, pessoas cada vez mais jovens doentes. É de suma importância que cada cidadão tenha consciência de que a prevenção ainda é a melhor saída.

 

Confira algumas dicas para se prevenir da HAS:

  • Faça aferição de pressão pelo menos uma vez por ano;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
  • Adote alimentação saudável: pouco sal e frituras, mais frutas, verduras e legumes;
  • Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
  • Abandone o cigarro;
  • Nunca pare o tratamento, é para a vida toda;
  • Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
  • Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
  • Ame e seja amado.
SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração


23/10/2026 09:01

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas terminam hoje (23)

A seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027


23/10/2026 08:40

Projeto de parque linear na transformação da BR-163 em avenida coloca Lucas do Rio Verde entre os selecionados em programa nacional

Município receberá assistência técnica especializada para qualificar proposta; iniciativa integra projeto Cidade Presente na Amazônia


22/10/2026 16:42

Saae orienta beneficiários da Tarifa Social sobre atualização cadastral anual

Cadastro deve ser atualizado a cada 12 meses; procedimento pode ser feito presencialmente ou pelos canais de atendimento da autarquia


22/10/2026 07:48

Obras na BR-163: supressão de palmeiras terá intervenção na Avenida da Produção nesta sexta-feira (23) em Lucas do Rio Verde

Serviço será realizado a partir das 21h pela Nova Rota do Oeste, com isolamento de acostamento próximo ao Posto Sabiá, a partir das 15h, para garantir a segurança durante os trabalhos


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026