18/04/2026 22:04:39
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13312/

Saúde de Lucas do Rio Verde participa de evento do TCE sobre hanseníase

O seminário em Cuiabá reuniu especialistas para discutir estratégias de combate à hanseníase em Mato Grosso
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
06/11/2024 10:18

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde esteve representada no seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre de Hanseníase”, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. O evento foi realizado nos dias 4 e 5 de novembro no auditório da Escola Superior de Contas, em Cuiabá. 

Participaram do evento a secretária de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura e a fisioterapeuta, Ana Paula Enzweiler. 

Dra. Fernanda, que também é especialista na área de hanseníase, participou como palestrante no painel 6, com o tema Condução da Política de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente sobre Hanseníase e Boas Práticas. No painel, foi apresentado o Protocolo Municipal para Diagnóstico e Manejo Clínico da Hanseníase abordagem multidisciplinar, de Lucas do Rio Verde.

"Esse é um evento de muita importância para o enfrentamento da hanseníase em nosso estado. Ele também nos mostra que temos um longo caminho pela frente para avançar no diagnóstico precoce e no combate ao preconceito que ainda existe em relação a essa doença”, comenta a secretária.

Com Mato Grosso liderando as taxas de detecção de hanseníase no Brasil e registrando quase 4 mil novos casos em 2024, o seminário teve como objetivo central buscar alternativas e estratégias para combater a doença e diminuir esses números alarmantes.

O seminário contou com uma programação diversificada, incluindo painéis sobre os aspectos gerais da endemia de hanseníase em Mato Grosso, novas tecnologias e técnicas de diagnóstico, além de atualizações sobre formas de tratamento. Também foram apresentadas propostas e ações para controlar a doença no estado, com a participação de profissionais e autoridades da saúde.

Além de tratar das questões técnicas relacionadas ao controle da doença, o evento também ressaltou a importância de vencer o estigma que ainda envolve a hanseníase, buscando sensibilizar a população e os profissionais de saúde para o diagnóstico precoce e a humanização no atendimento aos pacientes.

O seminário Construindo Ações para Mato Grosso Livre de Hanseníase foi uma importante oportunidade para reunir especialistas, gestores e profissionais da saúde em torno de uma causa urgente, fortalecendo as redes de cuidado e promovendo um enfrentamento mais eficaz da hanseníase no estado.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento