07/05/2024 16:18:23
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1791/

“Saúde pública em Lucas do Rio Verde não está um caos”, atesta população

Moradora do Bairro Rio Verde e usuária do PSF I, Graziela das Dores dos Santos ressalta que antes o atendimento demorava um pouco mais, por conta da falta de médicos, “hoje está muito bom. Não tenho r
Por Ascom/Marcello Paulino
29/09/2011 08:45

(Foto: Ascom/Jaime Kuzniewski)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Na manhã da última sexta-feira (23), nossa equipe de reportagem visitou duas unidades de saúde de Lucas do Rio Verde, o Posto Central, responsável principalmente pelo primeiro atendimento em casos de urgência e emergência e a unidade de saúde (PSF I) localizado no Bairro Rio Verde, onde 100% dos moradores do local dependem da saúde pública.

O objetivo da visita foi ouvir das pessoas que utilizam o serviço qual a real situação da saúde pública do município. No PSF I, que atende a mais de 1.300 famílias do Bairro Rio Verde e Recanto dos Macucos, conhecemos Graziela das Dores dos Santos, 33 e sua filha Letícia dos Santos Menezes, de 2 anos de idade, que estavam a espera de atendimento.

Casada e mãe de dois filhos, Graziela contou que mora no Rio Verde há mais de dois anos, que sempre frequentou a unidade de saúde do bairro e que nunca teve de voltar para casa sem atendimento. “Antes demorava um pouco mais, por causa da falta de médicos, mas hoje está muito bom. Não tenho reclamações.”

Na sexta-feira, por exemplo, Graziela disse que chegou por volta das 8h10, menos de vinte minutos depois, a filha passou pelo primeiro atendimento, em que foram avaliados o peso, a altura e se a criança estava com febre. Por volta das 9h40, a garota foi atendida pelo médico.

Segundo a coordenadora da unidade, enfermeira Gláucia Accordi, por dia são realizados mais de 50 atendimentos, entre consultas médicas, com enfermeiros e os casos de urgência, além dos programas de acompanhamento de diabéticos e hipertensos, gestantes e crianças.

Outra dona de casa que conhecemos na sala de espera do PSF I foi Elenisa Tomé de Oliveira, 32. Moradora no Recanto dos Macucos há sete anos, ela ressaltou que as pessoas que comparam a saúde pública de Lucas do Rio Verde a um caos, não sabem o significado da palavra caos ou nunca tiveram que enfrentar uma fila para serem atendidos.

Segundo Elenisa, tanto ela como o marido e os dois filhos dependem da unidade de saúde do bairro e nunca deixaram de ser atendidos. “Nós já tivemos problemas, não tinham médicos na unidade e a gente tinha que esperar que eles viessem de outros postos. Hoje, o atendimento está ótimo, não faltam médicos e nem remédios.”

No Posto Central, onde também funcionam o Centro de Especialidades e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), responsável pelo atendimento de mais de sete mil pessoas, chegamos por volta do meio dia, horário em que, segundo a enfermeira Fabiane Dameto, a unidade sempre está lotada.

No Central, conhecemos a servidora da Câmara Municipal, Eleda Felipe, 33 anos. Divorciada e mãe de três filhos, ela contou que o principal problema não é a demora no atendimento e sim a distância, uma vez que a família mora no Bairro Tessele Junior, onde ainda não tem uma unidade de saúde.

Problema este que, segundo o secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira Junior, está com os dias contados, já que as obras de construção do PSF XI estão em fase final e a previsão é que a unidade seja entregue até o final do ano. Porém, de acordo com ele, esta é apenas uma das três que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está construindo com recursos próprios. Até o final de 2011 também serão entregues as novas instalações das unidades I e II no Bairro Rio Verde.

O secretário ressaltou ainda que apesar do significativo crescimento populacional e da falta de repasses dos governos do estado e federal, o poder público municipal tem conseguido garantir atendimento de qualidade a toda população, aumentando a cada ano, os investimentos no setor.

Para este ano, o orçamento da saúde é de quase R$ 21 milhões, o que corresponde a 18,75% do orçamento total do município. Para 2012, o valor previsto terá um acréscimo de mais de 10%, se comparado a 2011, algo em torno de R$ 23,8 milhões.

Segundo Pascoal, apesar das dificuldades, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde tem se empenhado em viabilizar recursos para melhorar a qualidade de atendimento em todas as unidades. Nos últimos dois anos, foram construídos e implantados outros serviços de saúde, como a Central de Regulação, Central de Abastecimento Farmacêutico e Farmácia Central, a Vigilância em Saúde e o Centro de Imagens que somente no mês de agosto realizou aproximadamente 900 exames de raio X.

Para o próximo ano, já estão previstas a construção do novo prédio do PSF III no Bairro Menino Deus e a ampliação do Posto Central. Porém, de acordo com ele, mesmo com os investimentos, o poder público sabe que ainda é preciso avançar mais e não somente na construção de novas estruturas, mas também na capacitação de profissionais. “O nosso compromisso é oferecer saúde de qualidade, desde a chegada do usuário a unidade de saúde até o atendimento médico. É para isso que nós trabalhamos.”

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/05/2024 13:54

Sustentabilidade: Programa Lixo Zero avança nas escolas municipais de Lucas do Rio Verde

Processo de implantação já está ocorrendo em 23 unidades escolares da rede municipal


07/05/2024 13:40

Vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos inicia nesta quarta-feira (08)

A vacina é administrada em duas doses, conforme o Ministério da Saúde


07/05/2024 13:29

Esporte: 10ª edição do GP de Ciclismo recebeu 116 pilotos

A modalidade local contou com medalhas e troféus, já a categoria geral contou com premiação em dinheiro


07/05/2024 11:40

Prazo para regularizar o título de eleitor termina amanhã (08)

Luverdenses devem comparecer ao Cartório Eleitoral das 8h às 18h


07/05/2024 11:16

Famílias luverdenses recebem produtos alimentícios do “Programa de Aquisição de Alimentos”

Contemplados são assistidos pelo Cras e vivem em extrema vulnerabilidade; foram distribuídos quase 3 mil quilos


07/05/2024 07:59

Boletim informativo sobre Vigilância Socioassistencial pode ser conferido no site da Prefeitura

Os boletins se referem a um processo de monitoramento e acompanhamento das políticas e ações sociais voltadas para a assistência social


06/05/2024 17:11

“Nós Podemos Nadar” é campeã na segunda etapa do estadual de natação

Foram dois dias de muita competição na Escola Municipal Caminho para o Futuro


06/05/2024 16:43

Sorteio de maio da campanha Emplaca Lucas será nesta terça-feira (7)

Campanha incentiva o primeiro emplacamento ou transferência de veículos para Lucas do Rio Verde


06/05/2024 15:34

UBS Rio Verde segue atendendo em horário estendido nesta semana

Para ser atendido o paciente precisa portar documento com foto e carteira vacinal


06/05/2024 10:27

Administração Pública disponibiliza novas licitações

Os editais podem ser conferidos no site


06/05/2024 09:14

Jogos escolares e jogos estudantis movimentaram Lucas do Rio Verde

As equipes de handebol e futsal masculino conquistaram primeiro lugar na competição