21/04/2026 23:54:07
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10597/

Secretaria de Saúde acompanha caso suspeito de varíola Monkeypox em Lucas do Rio Verde

A orientação é para que as pessoas que apresentarem sintomas da doença procurem imediatamente uma unidade de saúde
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
02/09/2022 07:00

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde registrou o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos (Monkeypox) na cidade. O paciente é uma criança de 2 anos e 7 meses, que está bem e seguindo protocolo de isolamento em sua residência.

A criança iniciou com lesões na pele, em tratamento para infecção bacteriana. Devido a manutenção das lesões, foi coletada uma amostra e no dia 29 de agosto foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen), em Cuiabá. O resultado deve ficar pronto de 7 a 10 dias.

A criança está evoluindo bem com melhora das lesões de pele e em bom estado geral de saúde. Conforme a família, não teve contato com pessoa suspeita e no domicílio nenhuma outra pessoa apresenta sinais e sintomas da doença.

A Saúde orienta que as pessoas que apresentarem sintomas da doença procurem imediatamente uma unidade de saúde. Os sintomas são febre, dores no corpo, cansaço, dores de cabeça, aumento de gânglios e lesões na pele.

Transmissão

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. O vírus também pode infectar as pessoas por meio de fluídos corporais.

A transmissão via gotículas respiratórias usualmente requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas, o que torna trabalhadores de saúde, membros da família e outros contactantes pessoas com maior risco de contaminação.

Apesar de ser uma doença que exige contato próximo e prolongado para transmissão pessoa a pessoa, não sendo característica a rápida disseminação, trata-se de um vírus com potencial epidêmico.

A transmissão entre humanos pode ocorrer por:

● Contato direto com lesões cutâneas, mucosas ou fluídos corporais (de pessoa infectada sintomática), incluindo contato físico direto, como: tocar, abraçar, beijar, contato íntimo ou sexual;

● Contato direto com gotículas respiratórias - especialmente durante contato próximo prolongado ou contato físico íntimo, incluindo o sexo; 

● Contato indireto por meio de roupas, objetos e superfícies contaminadas por lesões cutâneas ou fluidos corporais, uma vez que o MPXV sobrevive por até 90 horas em superfícies; 

● Contato de animais infectados com humanos - por mordedura, arranhadura, preparo ou consumo de carne de caça ou com lesões cutâneas, mucosas ou fluídos corporais.

Manifestações clínicas

Os sinais e sintomas duram de 02 a 04 semanas. Surgem lesões na pele, febre e linfadenopatia (inchaço dos gânglios). Outros sintomas incluem dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e cansaço. Se a pessoa tiver esses sintomas deve procurar uma unidade de saúde.

CLIQUE AQUI e sabia mais sobre a doença no site do Ministério da Saúde.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300