25/07/2026 13:46:41
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7264/

Secretarias planejam ações mobilizadoras para conquista do Selo UNICEF

A intensificação da Busca Ativa Escolar está entre as medidas anunciadas
Por Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros
20/05/2019 10:03

(Foto: Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros)


Ajustar tamanho da fonte:

O combate para garantir os direitos, a redução das desigualdades e todas as formas de exclusão de crianças e adolescentes ganhou um novo capítulo com a reunião promovida na última quinta-feira (16), no Auditório dos Pioneiros, pelas secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e de Saúde para dar sequência às ações de melhoria que o município de Lucas do Rio Verde precisa cumprir para a obtenção do Selo UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Além de profissionais ligados às três pastas do Executivo, também participaram representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). De acordo com a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Cantão Mundim, o trabalho conjunto facilitará o acesso às informações, a implementação e alcance das ações mobilizadoras.

Entre as medidas anunciadas, a Busca Ativa Escolar, uma plataforma gratuita para auxiliar os municípios a combater a exclusão escolar, resultante da parceira do órgão mundial com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, deverá ser intensificada assim que for concluída a tabulação dos dados do Censo Educacional, que visa traçar um mapeamento completo das famílias luverdenses para a elaboração de políticas públicas.

Com o mote Fora da escola não pode!, a Busca Ativa Escolar procura reverter o quadro de quase quatro milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos que, segundo o Censo do IBGE, não frequentam unidades educacionais no país. Segundo a coordenadora do Busca Ativa Escolar, Lindonésia Andrade, o primeiro desafio para a inclusão passa pela localização de quem se encontra fora da escola e daí a importância do trabalho dos agentes comunitários e do Censo Educacional para controle, planeamento e acompanhamento de situações concretas ou de risco.    

Responsável pela articulação do Selo UNICEF, Gisele Bellotti de Rezende destacou alguns passos que já foram cumpridos pela rede de proteção para melhorar o desempenho de pelo menos sete do total de 11 indicadores e de no mínimo 12 resultados sistêmicos dentre os 17 previstos na metodologia de monitoramento desde a assinatura do acordo de adesão do município ao plano do organismo da Organização das Nações Unidas (ONU).  

O município assumiu o compromisso de desenvolver estratégias para melhorar os indicadores e de realizar ações de validação relativas às quatro dimensões de impacto social vislumbradas pelo Selo UNICEF: garantir políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos; garantir políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes vulneráveis; prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência; e promover o engajamento e participação dos cidadãos.

Ao apresentar algumas iniciativas voltadas para assegurar a inclusão de jovens, a mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Márcia Regina Braga, disse que as ações integradas entre os órgãos governamentais e a sociedade civil são fundamentais para a implementação de políticas que contribuam para alterar o atual cenário e oferecer novas perspectivas para a juventude.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)