24/10/2026 22:46:31
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6720/

Seminário de arquitetura e construção civil será realizado no próximo dia 18

O objetivo é debater inovação, mercado e práticas de sustentabilidade
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
03/10/2018 11:14

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Planejamento e Cidade, e a Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio da Fundação André e Lucia Maggi, realizam, no dia 18 de outubro, um evento voltado ao setor de arquitetura e construção civil. O evento conta com a parceria do Grupo de Trabalho Construção Sustentável, através do Projeto Potencializa.
 
O I Seminário Inovação e Mercado: Práticas de Sustentabilidade na Arquitetura e Construção Civil é gratuito e visa reunir arquitetos, engenheiros, construtores, empresários, estudantes e demais profissionais da área de Lucas do Rio Verde e região para debater o mercado atual, propostas inovadoras e sustentáveis.

O evento contará com palestrantes renomados do setor, como José Afonso Bottura Portocarrero, João Lucas de Carvalho Neves e Valdinir Piazza Topanotti, e representantes do poder público, como a secretária de Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, Stella Quaresma.

O objetivo é fomentar o diálogo para a construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável para o município de Lucas do Rio Verde que reconhece, no contexto do crescimento urbano e demográfico da cidade, a importância da promoção da sustentabilidade como princípio fundamental no desenvolvimento local do município.

“Falar de arquitetura e construção sustentável é de extrema importância e nós temos na sociedade luverdense profissionais excelentes para tratar sobre estes assuntos. Nosso município prima principalmente por este conceito, cuidar do nosso meio ambiente e cuidar da qualidade de vida, fazer a revisão do Plano Diretor com sustentabilidade. Então, o que fazer para melhor aproveitar todos os materiais e como desenvolver projetos inovadores e práticas sustentáveis? É isso que vamos debater neste seminário, por meio de uma parceria inédita e com nomes fortes do setor. Queremos convidar arquitetos, engenheiros, construtores, estudantes, profissionais de topografia para pensar conosco sobre mercado e soluções”, destacou a secretária Stella.

O Munícipio de Lucas do Rio Verde se encontra em fase de atualização do Plano Diretor. Nesse sentido, a realização do seminário contribui para inserção da pauta da sustentabilidade nas discussões comunitárias obrigatórias para renovação do plano e direcionar o instrumento legal básico da política urbana local a partir de princípios da sustentabilidade.

O I Seminário Inovação e Mercado: Práticas de Sustentabilidade na Arquitetura e Construção Civil será realizado no dia 18 de outubro de 2018, às 18h30, no auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A inscrição é gratuita. Vagas limitadas.

Faça sua inscrição aqui: https://goo.gl/forms/YgRcVjapUSZB5tfe2

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração


23/10/2026 09:01

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas terminam hoje (23)

A seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027


23/10/2026 08:40

Projeto de parque linear na transformação da BR-163 em avenida coloca Lucas do Rio Verde entre os selecionados em programa nacional

Município receberá assistência técnica especializada para qualificar proposta; iniciativa integra projeto Cidade Presente na Amazônia


22/10/2026 16:42

Saae orienta beneficiários da Tarifa Social sobre atualização cadastral anual

Cadastro deve ser atualizado a cada 12 meses; procedimento pode ser feito presencialmente ou pelos canais de atendimento da autarquia


22/10/2026 07:48

Obras na BR-163: supressão de palmeiras terá intervenção na Avenida da Produção nesta sexta-feira (23) em Lucas do Rio Verde

Serviço será realizado a partir das 21h pela Nova Rota do Oeste, com isolamento de acostamento próximo ao Posto Sabiá, a partir das 15h, para garantir a segurança durante os trabalhos


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026