16/05/2024 09:22:43

Tarde recreativa reúne alunos, pais e professores da Creche Municipal Menino Jesus

Projeto apoiado pelo programa “A União Faz a Vida” aproxima as famílias do cotidiano da escola e os filhos são os maiores beneficiados com a parceria.
Por Ascom/Marcello Paulino
01/07/2011 11:09

(Foto: Ascom/Jaime Kuzniewski)

hamid.soltani

A Creche Municipal Menino Jesus de Lucas do Rio Verde promoveu na última quarta-feira (29) na Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASPM) uma tarde diferente com brincadeiras e piquenique envolvendo alunos, pais e professores da instituição. A intenção, segundo a coordenadora da creche, Selma Maria de Araújo, é aproximar os pais do cotidiano da escola e fazer com que eles participem mais do desenvolvimento dos filhos.

O evento faz parte das ações do projeto “Creche e Família de mãos dadas: um caminho para o sucesso”, que conta com o apoio da Sicredi Ouro Verde MT e Secretaria Municipal de Educação, através do programa “A União Faz a Vida”.

A tutora do programa “A União Faz a Vida”, Márcia Benedita ressalta que o projeto vem sendo desenvolvido na creche desde o ano passado e tem conseguido aproximar a família do dia a dia da escola, tanto nos momentos de lazer, como nas reuniões pedagógicas.

Esse bom relacionamento e espírito cooperativo entre as partes se reflete no aprendizado e na socialização do aluno que passa a ver a escola com outros olhos. Para Kelen Oliveira Cunha, pai do pequeno Enzo Matheus, de 2 anos de idade, eventos como esse também melhoram o relacionamento da família em casa, porque o filho percebe que os pais se interessam pela vida da criança na escola.

Segundo Cunha, tanto ele, como a mãe da criança, trabalham e têm pouco tempo para dar atenção ao filho, mas já perceberam a importância de priorizar os momentos de lazer com o garoto. “Em casa, a gente faz brincadeiras, fazemos programas em que a gente pode incluir o Enzo, é uma forma de dar mais qualidade aos momentos que passamos juntos.”

O pai ressalta que Enzo é filho único e que desde que começou a frequentar a creche se desenvolveu muito. Além de já conhecer as letras e as cores, o menino esta aprendendo a viver em comunidade e a compartilhar os brinquedos. “O convívio com as outras crianças mudou o meu filho. Hoje ele é mais extrovertido, mais aberto as brincadeiras, a gente percebe isso no dia a dia.”

De acordo com a tutora do programa “A União Faz a Vida”, os primeiros anos são os mais importantes na formação da criança, que veem no pais e nos professores exemplos a serem seguidos. Segundo ela, a participação da família na vida dos filhos aliada as noções de cooperativismo e cidadania vivenciadas na escola fazem toda a diferença no desenvolvimento e no futuro da criança.

Cunha revela ainda que tem outro filho, fruto de outro casamento e que infelizmente não teve a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do garoto que hoje esta com 15 anos de idade. Segundo ele, as crianças crescem muito rapidamente e quando os pais se dão conta perderam momentos importantes. “Com o Enzo, a vida esta me dando uma nova oportunidade de participar da vida dele e de ser pai de verdade”.

Fotos:

16/05/2024 07:00

Quinta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (18)

O agendamento já está disponível no site

15/05/2024 17:22

Município entrega projetos arquitetônicos aos beneficiários do Habitacional Sonho Meu

Após retirada desses documentos, beneficiários dos lotes poderão iniciar a construção da moradia

15/05/2024 16:58

Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol 7

As inscrições devem ser feitas até 03 de junho, eletronicamente pelas equipes

15/05/2024 10:46

Simulação de acidente de trânsito marca ações do “Maio Amarelo” em Lucas do Rio Verde