23/07/2026 02:37:01
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10169/

Trânsito inicia intervenções em travessias de escolas em Lucas do Rio Verde

Objetivo é tornar o fluxo de entrada e saída dos alunos mais seguro e o tráfego mais organizado
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
18/05/2022 12:30

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Departamento de Trânsito, iniciou uma série de intervenções nas imediações das escolas de Lucas do Rio Verde, incluindo principalmente as travessias para pedestres, com objetivo de tornar o fluxo de entrada e saída dos alunos mais seguro e o trânsito no local mais organizado.

De acordo com o Departamento, na Escola Municipal Menino Deus, localizada na Rua Palotina, foi realizado o estreitamento da via, além da alteração para sentido único e criação de uma pequena praça. A alteração de sentido de uma via é uma estratégia para melhorar o tráfego de uma região, como explica o engenheiro de trânsito da pasta, Igor Ataídes. 

“Já instalamos bancos naquela área para constituir a praça, que deve ser de uso principal da escola e, em segundo plano, toda a comunidade local. Também realizaremos o plantio de árvores para melhorar o sombreamento na nova travessia”, apontou Igor. 

O setor recebeu algumas reclamações de engarrafamento, devido à manobra de retorno na rua sem saída, por isso foi optado por tornar a via de sentido único, com saída para a Pato Branco, para eliminar essa manobra.  

Na travessia das escolas Anjo Gabriel e Dom Bosco, localizada na Avenida Mato Grosso, foi feita uma obra para criar vagas de idosos e PCD, no sentido norte-sul, uma área de estacionamento escolar, com demarcação de pintura, em ambos os lados da avenida. 

“Para realizar a adequação das faixas elevadas da via, precisamos fazer a remoção da rampa existente e implantar uma nova concretagem da estrutura, com melhor inclinação e dentro das normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, pontuou o especialista. 

A Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello, nas proximidades da Avenida Ângelo Antônio Dall Alba, a equipe já iniciou a construção de rampas de acessibilidade, novas faixas de pedestres, três faixas elevadas, rotatória no cruzamento da Rua Mangabeira com a Avenida Campo Verde.

Outra unidade escolar também será beneficiada com intervenções no trânsito é a Escola Cecília Meireles, no Tessele Junior, onde as adequações serão similares da escola Menino Deus.  

“O problema ali é que a Rua Amazonita está sinalizada em sentido único, nos trechos em frente à escola e à creche Anjo da Guarda, porém a sinalização existente não é respeitada pelos condutores, por isso as modificações”, finalizou o responsável técnico. 

EDUCAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)


21/07/2026 11:35

Atletas de Lucas do Rio Verde garantem vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude

Disputas aconteceram entre 18 e 20 de julho em Campo Verde


21/07/2026 10:29

Prefeitura inicia obra para ampliar segurança viária na Avenida Tocantins

Intervenção contempla 170 metros de extensão, entre o Lago Ernani José Machado e o semáforo da Avenida Pará


21/07/2026 07:28

“Hoje eu conto os dias para voltar”: oficinas culturais fortalecem vínculos, promovem bem-estar e transformam histórias em Lucas

Mais do que ensinar artes, aulas gratuitas da Prefeitura promovem acolhimento e contribuem para o bem-estar emocional dos participantes de todas as idades


20/07/2026 09:05

Dia “D” de vacinação contra a raiva na área rural será na sexta-feira (24)

As doses estarão disponíveis nas UBSs, São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara e na Comunidade Campinho Verde, ao lado da igreja, das 8h às 12h


18/07/2026 08:00

Esporte: Campeonato Amador está com inscrições abertas

Competição terá início no dia 29 de agosto em Lucas


17/07/2026 08:31

Merendeiras de Lucas do Rio Verde participam de treinamento e testam receitas com carne ovina

Capacitação reuniu profissionais das 24 escolas da rede municipal e prepara a inclusão de novos pratos na merenda escolar