06/09/2026 17:30:16
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11995/

UPC de Lucas do Rio Verde é referência em encontro na ALMT sobre causa animal

Mais de 2 mil animais foram castrados no município
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
23/08/2023 09:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta semana, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, representada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, participou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá, de uma reunião de apresentação do relatório da situação das instituições que trabalham pela causa animal em ONGs e associações protetoras de animais na capital.

Enquanto o relatório aponta números negativos em relação a políticas públicas que atendem a causa animal em outras regiões do estado, Lucas do Rio Verde apresentou saldo positivo. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, relatou os investimentos em castração animal no município, com a criação da Unidade Permanente de Castração (UPC) de cães e gatos que é mantida pela Administração.

De acordo com a pasta, foram castrados mais de 2 mil animais em cerca de dois anos de funcionamento da unidade. Além disso, a Administração Pública municipal faz a destinação mensal de R$ 40 mil para duas instituições (Alpatas e Ampara) que atuam na causa animal.

“Participamos em três momentos de reuniões para tratar sobre a causa animal. A primeira vez, tivemos uma boa conversa com o pessoal da Câmara Temática, que é ligada ao gabinete do deputado estadual Max Russi. No segundo momento, os servidores da secretaria também participaram de uma outra roda de conversa sobre a produção de um relatório de como está a causa animal em nossa cidade. Novamente nós fomos convidados, até para referendar o que nós fazemos na UPC, da política que nós temos adotado, das leis que nós aprovamos aqui no município”, explica Paulo Nunes.

O secretário da pasta estava acompanhado por duas profissionais da área, sendo uma zootecnista e a outra médica veterinária. “Nossa equipe tem muita disposição para ajudar nessa causa animal. Sabemos que ainda temos muito para andar”, descreve o secretário.

A reunião aconteceu na Câmara Setorial Temática (CST) em Defesa da Causa Animal, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Como conseguir a castração?
Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura (https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-conteudo/?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=cad-castracao). O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone: (65) 9.9844-2695

É necessário também ter CAD único. Depois disso, é agendado o dia da castração, momento em que o tutor deve cumprir algumas exigências médicas para que o animal seja castrado, como jejum do gato ou cão, na data da cirurgia. 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/09/2026 13:11

Agricultores luverdenses participam de oficina para elaboração do Plano Municipal da Agricultura Familiar

Encontro trabalhou cinco eixos que nortearão as diretrizes para o desenvolvimento do setor nos próximos anos


04/09/2026 12:52

Alunos da rede municipal de Lucas do Rio Verde são premiados na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2026

Equipe Emma Tech competiu na modalidade prática de resgate nível 2, em Cuiabá


04/09/2026 10:58

Independência do Brasil: Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta segunda-feira (7)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (8)


04/09/2026 08:15

Desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil será realizado na próxima segunda-feira (7)

Neste ano, o evento contará com a participação de três bandas escolares


03/09/2026 16:53

Lucas do Rio Verde atrai novos investimentos e fortalece posição como polo agroindustrial e logístico

Potencial econômico e logístico do município atraiu a Setta Combustíveis, que está construindo o primeiro terminal de combustíveis de Lucas, com início das operações previsto para 2027


03/09/2026 16:29

Espaços públicos estão recebendo placas de orientação sobre descarte incorreto de lixo

Lei prêve multa e até apreensão de veículo usado para prática de descarte de lixo em local proibido


03/09/2026 16:00

Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue chega ao bairro Parque das Araras nesta sexta-feira (04)

A previsão é que as equipes permaneçam no bairro até a próxima terça-feira (08). Na sequência, irão para o Cerrado


03/09/2026 15:00

Secretaria de Assistência Social realiza encontro para alinhar lançamento oficial do protocolo 'Não é Não'

Adesão e próximos passos da iniciativa foram alguns dos temas abordados



03/09/2026 09:04

Prefeitura informa adesão total ao Sistema Nacional de Emissão de Nota Fiscal

Prestadores de Serviço que tiverem dificuldades podem buscar auxílio no Departamento de Tributação e canais oficiais da Prefeitura


03/09/2026 08:22

Lucas do Rio Verde celebra os 50 anos da BR-163 com solenidade e homenagem aos pioneiros

Solenidade e jantar reuniram militares e pioneiros para relembrar a construção da rodovia que integrou a região Norte ao restante do país