30/04/2026 07:21:18
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10660/

Vacinação antirrábica nas áreas rurais será realizada nesta sexta-feira (23)

A campanha será das 7h30 às 12h, em espaços específicos de cada localidade, conforme cronograma
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
19/09/2022 09:37

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa a população das áreas rurais que, na próxima sexta-feira (23), das 7h30 às 12h, a Vigilância Sanitária fará a vacinação antirrábica de cães e gatos nas comunidades. A aplicação das doses será em espaços específicos, conforme cronograma.

A solicitação é para que os donos de pets levem a caderneta de vacinação atualizada. A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente em animais domésticos.

Para ser vacinado, o animal precisa ter acima de três meses de vida e não estar doente no dia da vacinação. Além disso, em casos de fêmeas, não pode estar gestante ou amamentando.

Confira abaixo o cronograma de acordo com cada comunidade:

Dia: 23/10 (sexta-feira)

Horário: 7h30 às 12h

Locais:

- São Cristóvão – PSF IX

- Groslândia – PSF IX

- Campinho Verde – Em frente à igreja

- Itambiquara – Será feita a avaliação com os moradores locais, indo até as residências onde houver necessidade.

Em Lucas do Rio Verde, a meta é imunizar 14.671 animais até o final da campanha deste ano. Até o momento, 10.609 cães e gatos já foram imunizados.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda com um alto nível de letalidade, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro.

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.

A vacinação dos animais é a melhor forma de prevenir a difusão da raiva. Dessa forma, a vacinação antirrábica é essencial não só para cães e gatos, como também é uma forma de prevenção da saúde pública.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho


28/04/2026 12:38

Mais de 100 alunos recebem certificados em cursos gratuitos do Senac com apoio da prefeitura em Lucas do Rio Verde

Cerimônia reuniu alunos, autoridades e famílias em uma noite de conquista e novos caminhos