08/05/2026 02:53:17
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7907/

Vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira em Lucas do Rio Verde

O Dia D da campanha será no sábado, dia 15 de fevereiro
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
07/02/2020 15:21

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Crianças e adolescentes com idade entre 5 e 19 anos deverão ser vacinados contra o sarampo a partir da próxima semana. A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa no dia 10 de fevereiro e, em Lucas do Rio Verde, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar pelo menos 95% do público-alvo.

Nesta primeira etapa, a equipe da Central de Imunização da Prefeitura pretende avaliar 100% dos cartões de vacinação e fazer a atualização das doses da vacina tríplice viral - que previne sarampo, caxumba e rubéola, com base no Calendário Nacional de Vacinação de rotina.

Crianças e adolescentes devem tomar duas doses da vacina, lembrando que é contraindicada para gestantes, imunossupressão grave, imunodepressão e pessoas alérgicas a proteína do leite.

Quem ainda não tiver tomado a dose anterior da vacina tríplice viral deve tomar a primeira dose e agendar a segunda com um intervalo mínimo de 30 dias, a partir da primeira.

Os que já tiverem tomado uma ou duas doses da vacina contra o sarampo monovalente ou dupla viral, devem tomar a primeira dose da vacina tríplice viral e agendar a segunda dose com o intervalo de 30 dias.

Em Lucas do Rio Verde, o Dia D da campanha será no sábado, dia 15 de fevereiro, das 7 às 12 horas, nas seguintes unidades de saúde:
- PSF VI (Jardim das Palmeiras)
- PSF VII (Primaveras)
- PSF VIII (Bandeirantes)
- PSF XI (Tessele Junior)
- PSF XIII (Parque das Américas)


SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa e causada por vírus do gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. A doença pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, mas tem maior incidência em crianças com menos de um ano de idade. A contaminação é feita pelo ar, provocada por espirros, tosse e outras formas de contato com secreções contaminadas.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde


06/05/2026 17:06

Dr. Giorgio Trentin assume a supervisão da Atenção Primária à Saúde

O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (06), pelo secretário Welligton Souto


06/05/2026 16:16

Cerimônia de apresentação dos aprovados no Bolsa Atleta 2026 aconteceu nesta quarta-feira (06)

Programa contempla 12 modalidades esportivas em quatro categorias


05/05/2026 16:06

Atração de investimentos: Lucas do Rio Verde fortalece desenvolvimento econômico com novo complexo logístico

Grupo investiu mais de R$ 50 milhões e deve gerar 165 empregos diretos


05/05/2026 15:40

Número de participantes de corrida de rua cresce em Lucas do Rio Verde e registra recorde de inscritos em uma única etapa municipal

Corrida de outono, marcada para o próximo sábado (9), contará com a participação de 2.200 atletas