01/05/2026 06:19:20
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9966/

Vigilância Ambiental intensifica ações de combate à dengue em Lucas do Rio Verde

Neste ano já foram 449 notificações e 315 casos confirmados
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
17/03/2022 09:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Por conta do alto índice de casos de dengue em Lucas do Rio Verde, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, está realizando neste mês a ação de bloqueio, que consiste na aplicação de produto químico para eliminar o mosquito adulto. A medida mais agressiva acontece nos bairros com maior número de notificações.

Segundo dados da Vigilância Ambiental, de janeiro a março deste ano, foram registradas 449 notificações e 315 casos confirmados de dengue.

A partir das notificações e confirmações, a equipe realiza uma busca ativa, no intuito de identificar por quanto tempo a pessoa apresenta sintomas e se ela contraiu a dengue no município.

Após esse trabalho, a medida adotada pela Vigilância é a do bloqueio no quarteirão, com a bomba Ultra Baixo Volume para eliminar o mosquito adulto. O produto químico tem eficácia em um raio de até 300 metros e pode permanecer no ambiente por cerca de 40 minutos.

Durante o período de aplicação, a orientação é que os moradores mantenham as portas e janelas abertas, trocar a água dos animais domésticos e, se possível, se ausentar da residência por alguns minutos, evitando assim qualquer chance de contaminação pelo produto.

Porém, a medida mais agressiva não substitui os cuidados necessários dentro de casa pelo morador. “Os agentes de endemias seguem passando pelas casas, orientando os moradores quanto a eliminação de focos, a limpeza das calhas, o correto acondicionamento do lixo e o cuidado das plantas para não ter água parada”, destacou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Miriam Campos.

A ação do bloqueio já passou pelos bairros Bandeirantes, Industrial, Pioneiro, Rio Verde e Parque dos Buritis.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas
– Mantenha a caixa d'água sempre fechada e com a tampa adequada;
– Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
– Não deixe a água acumulada sobre a laje;
– Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;
– Mantenha bem tampados os tonéis e barris de água;
– Encha de areia as bordas dos pratinhos das plantas;
– Se tiver vaso com plantas aquáticas, troque a água e lave, principalmente dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana;
– Guarde as garrafas sempre de boca para baixo;
– Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local protegido da chuva;
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
– Não jogue lixo em terrenos baldios;
– Verifique, pelo menos uma vez por semana, atrás da geladeira o recipiente coletor de água.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/04/2026 18:14

Prefeito Miguel Vaz destaca contorno rodoviário como chave para o futuro de Lucas do Rio Verde

Audiência pública foi realizada na Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (29) e contou com a participação da sociedade


30/04/2026 17:04

Modelo de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde atrai comitiva boliviana e reforça integração internacional

Visita do governador eleito de Santa Cruz, Juan Pablo Velasco aconteceu nesta quarta-feira (29) e teve como foco conhecer as potencialidades do município


30/04/2026 11:30

Palestras nas escolas e no Museu do Cerrado marcaram ações do Abril Laranja em Lucas

Mais de 900 alunos participaram de atividades que incentivam o respeito e o cuidado com os animais


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado