22/07/2026 19:31:33
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10468/

Vigilância Sanitária monitora área com caso de raiva animal em Lucas do Rio Verde

Sindicato Rural orienta que produtores devem vacinar suas criações
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
29/07/2022 17:00

(Foto: Imagem ilustrativa)


Ajustar tamanho da fonte:

Um caso de raiva animal foi confirmado em Lucas do Rio Verde após análises do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), que encaminhou um ofício à Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, nesta semana. 

O caso ocorreu em um bovino, e houve o registro da morte do animal, em uma propriedade de criação na zona rural da cidade. Ele teria sido encontrado com uma mordida, que os profissionais do órgão do Estado suspeitam ser de um morcego. 

Desde então, a situação vem sendo monitorada pela Vigilância em Saúde, que trabalha na vacinação de animais domésticos para o bloqueio do vírus e a avaliação e orientação de todos os trabalhadores e moradores da propriedade. 

Técnicos do Indea também já estiveram presentes no local e realizaram os procedimentos necessários para o caso: os responsáveis pela propriedade foram notificados para realizar a vacinação contra a raiva no rebanho, tendo 15 dias para aplicação da primeira dose e 30 dias para a segunda. 

Depois de vacinados, é preciso levar ao Indea a nota fiscal das vacinas para certificação. O órgão ressalta que todas as propriedades com criações, seja de bovinos, equídeos, caprinos e ovinos, em cerca de 10 quilômetros do entorno, receberam orientações quanto aos cuidados, e que a vacinação é obrigatória na região de perifoco, ou seja, ao redor do foco.  

No estado, o Indea informou que foram registrados esse ano 79 casos suspeitos, sendo 40 descartados e 39 positivos (29 bovinos, 8 equinos, um cão e um morcego). 

Orientação aos produtores rurais 

O Sindicato Rural reforçou a importância do produtor no combate à doença, que em qualquer suspeita, como mordidas de morcegos em animais, encontro de morcegos mortos na propriedade ou sintomas nervosos nos animais, é preciso comunicar o Indea. 

“O custo da vacina é muito pequeno comparado ao custo de um bezerro, por exemplo. O produtor deve fazer essa conta. Então, além de evitar um prejuízo para o agricultor, ainda protege as pessoas contra essa zoonose”, enfatizou o presidente do Sindicato, Marcelo Lupatini.  

O caso está sendo acompanhado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do Sindicato, e a Vigilância Sanitária. 
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)


21/07/2026 11:35

Atletas de Lucas do Rio Verde garantem vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude

Disputas aconteceram entre 18 e 20 de julho em Campo Verde


21/07/2026 10:29

Prefeitura inicia obra para ampliar segurança viária na Avenida Tocantins

Intervenção contempla 170 metros de extensão, entre o Lago Ernani José Machado e o semáforo da Avenida Pará


21/07/2026 07:28

“Hoje eu conto os dias para voltar”: oficinas culturais fortalecem vínculos, promovem bem-estar e transformam histórias em Lucas

Mais do que ensinar artes, aulas gratuitas da Prefeitura promovem acolhimento e contribuem para o bem-estar emocional dos participantes de todas as idades


20/07/2026 09:05

Dia “D” de vacinação contra a raiva na área rural será na sexta-feira (24)

As doses estarão disponíveis nas UBSs, São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara e na Comunidade Campinho Verde, ao lado da igreja, das 8h às 12h


18/07/2026 08:00

Esporte: Campeonato Amador está com inscrições abertas

Competição terá início no dia 29 de agosto em Lucas


17/07/2026 08:31

Merendeiras de Lucas do Rio Verde participam de treinamento e testam receitas com carne ovina

Capacitação reuniu profissionais das 24 escolas da rede municipal e prepara a inclusão de novos pratos na merenda escolar