01/03/2026 06:35:26
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12705/

Violência doméstica é tema de palestra para mulheres

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
12/03/2024 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Violência doméstica contra a mulher: Feminicídio e os fatos de risco e violência psicológica foi tema de palestra realizada no auditório do Paço Municipal, na tarde desta segunda-feira (11). A ação é uma realização da Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde, por meio do Núcleo de atendimento as vítimas de violência doméstica, com apoio de Assistência Social de Habitação.

O evento contou com a palestra da delegada de polícia do estado de Mato Grosso, que tematizou situações como orientações práticas sobre o atendimento à vítima de violência doméstica, Lei Maria da Penha, o que configura a violência doméstica e familiar contra a mulher, medidas protetivas que a vítima pode requerer liminarmente, entre outros assuntos. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“No mês de março sempre nos preocupamos sobre o que podemos oferecer a mais do que já oferecemos, então nós, enquanto secretaria, nos reunimos com a Rede de Enfrentamento e Combate a Violência Contra a Mulher e felizmente temos uma rede comprometida, fortalecida e participativa com as causas da violência, hoje tivemos uma palestra que nos servirá de auxílio para continuar servindo à população”, explica primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

No encontro também foram abordados assuntos o papel das pessoas para prevenir a violência doméstica. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“É um evento voltado a conscientização, faz parte das ações que o núcleo vem implementando no decorrer de março, mês da mulher. Não podemos trazer números isolados, mas conscientizar o máximo de pessoas, e também dar conhecimento as vítimas que o núcleo em Lucas existe para acolhimento, atendimento, temos toda uma rede integrada e que a mulher pode procurar ajuda”, pontua delegada da Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde, Ana Terra. 

A Delegada Judá Marcondes se mostrou entusiasmada com a cidade e pontuou que muitas mulheres espalhadas em Mato Grosso, ainda não tem conhecimento de ações e as medidas que podem ser um auxílio para identificar o crime. 

“Estou aqui para trazer conhecimento e, entre os fatores que analisamos, observamos que boa parte das mulheres vítimas de feminicídio tinha conhecimento de que elas estavam vivenciando violência dentro de casa, e também sabemos que 80% das mulheres que sofreram violência, nunca pediram medida protetiva e para nós são dados alarmantes. Lucas tem uma inclinação para esse tema e vemos uma primeira-dama atuante, juntamente com a rede de enfrentamento em que a Polícia e Prefeitura buscam o enfrentamento para tal crime”, pontua delegada de polícia do estado de Mato Grosso. 

A delegada do estado também destacou a operação nacional denominada como Átria, que está sendo realizada em Mato Grosso e segue até o dia 29 de março, como foco a busca de suspeitos de feminicídio, ameaça, lesão corporal, estupro, importunação, perseguição (stalking), descumprimento de medidas protetivas, entre outros crimes.

Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher

O núcleo foi instalado dentro da delegacia da Polícia Civil com objetivo de atendimento humanizado das mulheres em situação de violência. O espaço conta com psicólogos e demais profissionais capacitados, com sensibilidade para tratar as vítimas de agressões físicas e psicológicas.

Uma das vantagens é a celeridade que o serviço oferece. Através do núcleo, a mulher realiza o Boletim de Ocorrência e logo recebe atendimento psicossocial e jurídico, procedimentos que sem o Núcleo podem demorar alguns dias.

O Núcleo tem a função de proporcionar atendimento interdisciplinar e humanizado às mulheres em situação de violência (doméstica ou não), ambiente acolhedor e confortável, interromper o ciclo da violência, inserir a mulher na rede local, aumentar a sensação de segurança da mulher, proteger a integridade física e psicológica da mulher e de seus filhos.

Denuncie

O número de emergência em situações graves e que exigem socorro imediato é o 190. Para registrar qualquer denúncia, basta ligar para 197, 180 e 181. Todas as denúncias são sigilosas.

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar) ou 153 Guarda Civil Municipal

As denúncias também podem ser registradas presencialmente nas delegacias de Mato Grosso ou qualquer delegacia do município em que a vítima mora.

Audiência Pública

No dia 15 de março, às 14h (horário de Mato Grosso), no auditório da Câmara de Vereadores, a população está convidada a participar da audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida pela senadora Margareth Buzetti em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em nome da primeira-dama e secretária de Assistência Social Janice Ribeiro e Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, pela presidente da Câmara, Sandra Barzotto.

O tema abordado será “Você não está sozinha. Debatendo o combate à violência doméstica”.  

A audiência pública será transmitida pela TV Senado e contará com demais autoridades nacionais, estaduais e locais. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico