28/03/2024 19:47:23

Assistência Social capacita servidores para acolhimento da população LGBTQIA+

Brasil resguarda diversos direitos LGBTQIA+, mas ainda é um dos países com maior registro de óbitos
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
22/07/2022 09:11

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Entender a pluralidade de escolhas e a diversidade existente em um núcleo familiar também é parte do trabalho de um assistente social. Para preparar o corpo de servidores, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde realizou uma capacitação com a temática “A garantia de direitos da população LGBTQIA+”, nesta quinta-feira (21), no Paço Municipal.

O pesquisador e professor de direito na Unemat, Brendhon Andrade, foi um dos palestrantes convidados e em sua fala destacou como está sendo construída a cidadania para o público LGBTQIA+, através da criação de políticas públicas no Brasil, nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Essa atividade está sendo realizada no mês do orgulho LGBT. Ela denota que o Município está antenado nas questões atuais que envolvem a sociedade, principalmente questões envolvendo violências e vulnerabilidades”, explicou o convidado.

Brendhon destaca que o Brasil é um dos países que mais resguarda direitos LGBTQIA+, mas, na contramão dessas ações, também ainda é o país que mais mata essas pessoas no mundo. “Por isso é importante ter a dimensão desses direitos, para dar efetiva proteção à essas pessoas e efetivar a garantia desses direitos e políticas, além do que fazer no caso da violação desses direitos”, pontuou o docente.

Mércia Gonçalves, que atua como assistente social na Prefeitura de Cuiabá, trouxe em sua apresentação a importância do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da resolução CNAS e CNCD/LGBT Nº01/2018, que estabelece parâmetros para a qualificação do atendimento assistencial da população LGBT.

“É uma realidade ainda de muita violência, pois nem sempre temos esse tipo de informação na assistência social. Encontramos famílias com membros LGBTI+, muitos trabalhadores não estão preparados para lidar com essa realidade e, por muitos momentos, reproduzem violência nesse cotidiano profissional. Os municípios ainda são muito conservadores em relação a essa pauta, por isso é importante que o assunto seja discutido”, disse Mércia.

“Vivemos em uma sociedade preconceituosa, então essa palestra mostra a realidade hoje da sociedade, para que possamos saber lidar com essas pessoas. A gente vê que tem um número crescente dessa população e muitas vezes nos deparamos com algo que não sabemos lidar, por isso é importante entender melhor e depois colocar em prática o que já é lei”, pontuou a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios