07/06/2026 13:44:49
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10504/

Projeto de implantação do campus da UFMT é apresentado para a Gestão Miguel Vaz

Documento contém todas as diretrizes e informações referentes à criação do campus
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos e Marcello Paulino
09/08/2022 11:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito Miguel Vaz e a secretária de Educação, Elaine Lovatel, receberam em reunião os professores doutores Adelmo Carvalho, pró-reitor de Graduação, e Jackson Resende, pró-reitor de Pós-graduação, que apresentaram a Proposta de Implantação do Campus Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Lucas do Rio Verde.

O documento contém todas as diretrizes e informações referentes à criação do campus. “Uma reunião muito produtiva e com boas notícias. Foi entregue a nós a proposta de criação do campus da UFMT, faltando apenas alguns pontos específicos que nós estaríamos colocando à disposição do grupo de estudo. Fiquei muito satisfeito com a informação. Trabalharemos incansavelmente até o final desse ano para ver se conseguimos ainda em 2022 concluir esse processo e enxergar num futuro breve o recebimento de recursos para iniciarmos alguns cursos aqui no município”, explanou o prefeito Miguel Vaz.

“Apresentamos a nossa primeira versão da proposta contendo os cursos que poderão ser desenvolvidos com a implantação do campus aqui no município. Essa proposta indica condições orçamentárias e os aspectos jurídicos necessários do campus avançado para a UFMT de Lucas do Rio Verde. O próximo passo será o alinhamento de ordem jurídica e, após a finalização da proposta, o documento segue para apreciação do reitor e do prefeito Miguel Vaz”, explicou Adelmo Carvalho, pró-reitor de Graduação.

Após a reunião, foi realizada uma visita em uma das áreas disponíveis para a instalação do campus e a Fundação Rio Verde. A instituição de pesquisa encaminhou um ofício à UFMT, colocando-se à disposição da universidade para futuras parcerias.

“Visitamos a área, muito bem localizada, com potencial para os cursos da cidade. A Fundação Rio Verde é frutífera, mostrando a possibilidade de uma parceria com a fundação que tem todo o olhar da região. Quanto à reunião, nós temos uma proposta para que tenhamos um projeto fundamentado para que seja bem aceito junto ao MEC e parceiros para criação desse sonhado campus”, avaliou Jackson Resende, pró-reitor de Pós-graduação da UFMT.

A secretária Elaine Lovatel classifica a reunião como um marco para a concretização do sonho. “Durante mais de 10 anos, Lucas do Rio Verde está pleiteando a vinda do campus ao município. Foi uma reunião e uma visita muito proveitosas. A UFMT trouxe para conhecimento o que a Comissão Interna da universidade está pensando e analisando. É muito nítido que a cada ano que passa está mais próximo para ter um campus da universidade aqui”, conclui Elaine.

Ensino Superior Técnico

O prefeito Miguel Vaz se reuniu, neste mês de agosto, com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), professor Júlio César dos Santos e com o diretor do campus de Lucas do Rio Verde, professor João Vicente, para debater a ampliação da estrutura.

A proposta é construir um novo bloco com dez salas de aula e laboratórios, pensando na área de atuação dos cursos de graduação em biotecnologia e a ampliação do número de vagas.

Atualmente, o IFMT de Lucas do Rio Verde oferta os cursos técnicos e de graduação com foco na indústria. O projeto em discussão visa expandir para a área farmacêutica e outros setores estratégicos, por meio de parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

EDUCAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas


03/06/2026 15:19

Secretaria de Educação apresenta projeto Green School para famílias de estudantes da rede municipal

Iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio


03/06/2026 12:36

Merendeiras de Lucas do Rio Verde vencem Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar

As profissionais, da Rede Municipal de Educação, serão premiadas com R$ 5 mil, e as escolas receberão R$ 8 mil para investir em melhorias na cozinha escolar


03/06/2026 11:18

Associação Antigos Fortes entrega 900 quilos de alimentos para a Assistência Social de Lucas do Rio Verde

Doações ajudarão famílias atendidas pelo município


03/06/2026 10:03

Circuito Bem-estar Viva Lucas: Aulão Junino acontecerá dia 18

Atividades físicas e diversão para toda a comunidade no Lago Municipal Harri Muller


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição