29/04/2024 00:13:47

Programa Saúde na Escola entrega kits de higiene bucal aos alunos

Kits são compostos por escova de dente, creme dental e fio dental
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
17/08/2022 10:54

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção da saúde e de prevenção de doenças, incluindo a higiene bucal de crianças e adolescentes. Em Lucas do Rio Verde, 12 escolas públicas municipais recebem o incentivo por meio de ações lúdicas, com vídeos interativos e música para chamar atenção deste público para os cuidados com a higiene pessoal e bucal.

Para auxiliar na rotina com a saúde bucal, os alunos da Escola Municipal Cora Coralina receberam, nesta quarta-feira (17), por meio da Secretaria de Saúde, os kits que são compostos por escova de dente, creme dental e fio dental. Os itens são distribuídos após a apresentação de uma palestra com a presença de um dentista, que esclarece aos estudantes sobre a importância da escovação.

Para a dentista Allana Teixeira, é fundamental que as crianças tenham uma boca saudável. “A digestão começa pela boca e é muito importante que elas aprendam desde cedo a importância de escovar os dentes. Isso traz mais saúde e mais qualidade de vida”, explica.

A gestora da Escola Cora Coralina, Janaina Rodrigues Lima, pontua que “o programa é um incentivo muito grande para as crianças, se enquadra dentro da perspectiva educativa, de bons hábitos, de higiene, e é muito válido”.

Para o dentista André Cantero de Castro, supervisor técnico de Saúde Bucal, a ação contribui diretamente para o desenvolvimento do Programa Saúde na Escola. “A escola é a instituição privilegiada para promover este encontro da educação e da saúde, por ser um espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde, pelo viés de uma Educação Integral”.

Crescer Saudável

Programa em conjunto com o Saúde na Escola tem o objetivo de combater a obesidade infantil e foi incluído nas ações em Lucas do Rio Verde. Foi criado em 2017 para as crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I.

O Crescer Saudável implementa programas que promovam o consumo de alimentos saudáveis e reduzam o consumo de alimentos não saudáveis e bebidas açucaradas por crianças e adolescentes, que incentivam atividade física e reduzam os comportamentos sedentários em crianças e adolescentes, entre outros.

Neste ano, os gestores que aderiram ao Programa Saúde na Escola também puderam aderir ao Crescer Saudável. As duas ações fazem parte das políticas públicas para aderência e manutenção do Selo Unicef.aa

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol