01/03/2026 11:01:24
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10609/

Imunossuprimidos podem tomar 5ª dose da vacina contra Covid

A vacina será oferecida em todas as unidades de saúde do município
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
05/09/2022 16:08

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

Imunossuprimidos com 18 anos ou mais estão liberados para receber a quinta dose da vacina contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde, na tarde desta segunda-feira (05). Adolescentes imunocomprometidos, com idades entre 12 a 17 anos, também já podem receber a 4ª dose.

A vacina é oferecida em todas as unidades de saúde do município, conforme horário das salas de vacina, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. 

De acordo com dados apresentados no site da Prefeitura, o Município já aplicou mais de 148 mil doses contra o coronavírus. O número leva em conta a aplicação de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para pessoas com mais de cinco anos de idade. Acompanhe os números da vacinação no site: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus

Os imunossuprimidos habilitados a tomar a quinta dose são:

•    pessoas que estão em processo de quimioterapia;

•    transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;

•    pessoas vivendo com HIV/AIDS;

•    pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por aproximadamente 14 dias e de drogas modificadoras da resposta imune;

•    pessoas auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

•    pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário apresentar o cartão de vacina, documento de identificação com foto e laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.

Confira as orientações:

1ª, 2ª e 3ª doses – todos acima de 12 anos

4ª dose – imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e pessoas acima de 40 anos

5ª dose – Imunossuprimidos acima de 18 anos 

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Locais: *Todos os PSFs

1ª e 2ª doses – 5 a 11 anos e crianças imunossuprimidas (Pfizer pediátrica)

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Locais: *Todos os PSFs

*Exceto dias em que estiverem fechados para reunião de equipe.

Obs.: Vacina Coronavac está desabastecida e aguardamos chegada de novos lotes.

Pessoas de 18 a 39 anos que fizeram a vacina Janssen como dose única e receberam o reforço com Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, devem receber mais uma dose de reforço (2º reforço) após 4 meses do primeiro reforço.

Pessoas acima de 40 anos que fizeram a vacina Janssen como dose única, devem receber o 3º reforço 4 meses após o 2º reforço a fim de equiparar o quantitativo total de doses dos demais esquemas vacinais.

Atenção aos prazos:

1ª DOSE

- Pessoas acima de 5 anos

2ª DOSE

AstraZeneca, Janssen e Pfizer - Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, dois meses

3ª DOSE

- Pessoas acima de 12 anos que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses

4ª DOSE

- Pessoas acima de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos de idade, que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses

5ª DOSE

- Imunossuprimidos acima de 18 anos, que tomaram a 4ª dose há, pelo menos, quatro meses
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico