03/03/2026 11:57:55
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10996/

Vacina contra a meningite está disponível nas unidades de saúde de Lucas do Rio Verde

Para crianças de 5 a 10 anos e trabalhadores da saúde (ainda não vacinados) as doses serão feitas até 23 de fevereiro
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
08/12/2022 14:40

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que a vacina meningocócica C (conjugada) contra a meningite está disponível, além da rotina do calendário dos bebês, para o público-alvo de crianças de 5 a 10 anos e trabalhadores da saúde que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A medida atende recomendação do Ministério da Saúde (SEI/MS - 0027455350 - Comunicado).

A Vigilância em Saúde esclarece que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde.

Para o público-alvo citado, a orientação é que a vacinação seja realizada até o dia 23 de fevereiro de 2023, visando aumentar a proteção contra a doença meningocócica C e evitar a ocorrência de surtos.

A vacina faz parte do Calendário de Vacinação e é aplicada em crianças menores de 5 anos, em esquema de duas doses, sendo a primeira aos três meses e a segunda aos cinco meses, com uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja ministrada em crianças menores de 5 anos por ser a faixa etária com maior risco de adoecimento, contudo, pode ser aplicada, de forma bastante tranquila, em crianças com mais idade, como ocorrerá agora nesse uso temporário.

Para as idades de 11 a 14 anos, está disponível também a vacina ACWY, a qual protege contra quatro tipos de meningites. Esta medida, tem por finalidade a proteção contra a doença meningocócica, pelos sorogrupos A, C, W e Y.

“É importante todos os trabalhadores da saúde receberem o imunizante, pois é um grupo que entra em contato com pacientes suspeitos de meningite. Soliciamos atenção dos pais de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos a verificarem a situação vacinal para proteção às meningites ”, afirmou a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/03/2026 09:30

10ª Turma de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade inicia curso

A especialização tem dois anos de duração, com aulas teóricas e práticas, oficinas e estágios em diversos campos de atuação


03/03/2026 07:31

Lucas do Rio Verde contribui para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU)

Evento aconteceu ente os dias 24 e 27 de fevereiro de 2026, em Brasília (DF)


03/03/2026 07:00

Votação do Circuito Gastronômico inicia nesta terça-feira (03)

População poderá votar de 3 a 31 de março no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde