03/03/2026 03:13:21
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11255/

Carnaval é período de alerta para infecções sexualmente transmissíveis

Além das vacinas, recomendação é que jovens não abusem do álcool e lembrem do uso da camisinha
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
20/02/2023 09:30

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

Depois de dois anos, o Carnaval de rua, com blocos, festas e ‘rolês’ está de volta. Aproveitar a folia é o que todos querem, entretanto, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, alerta para os cuidados com a saúde, pensando principalmente nas Infecções Sexual Transmissíveis (ISTs).

A secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, afirma que é fundamental pensar em prevenção durante esse período e no pós também. "Para as pessoas que se divertem no Carnaval, é importante ter hábitos e rotinas saudáveis, ter exames clínicos e laboratoriais e check-up em dia e o cartão de vacina atualizado, isso, inclusive, é uma recomendação a todos, até quem não gosta tanto assim da folia. As infecções sexualmente transmissíveis têm sido mais frequentes em jovens e adolescentes", diz.

Uma das ISTs que pode ser prevenida com vacina é a Hepatite B, que causa alterações no fígado e pode causar sintomas como febre, enjoos, vômitos e olhos e pele amarelados. Se não tratada, pode comprometer o fígado, evoluindo para cirrose.

As três doses da vacina são aplicadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, em crianças recém-nascidas, mas jovens e adultos também podem tomar a vacina em redes particulares.

Além das vacinas, a recomendação é que os jovens não abusem do álcool e lembrem do uso da camisinha, que pode evitar outras doenças graves transmitidas sexualmente, como a HIV, sífilis, gonorreia, tricomoníase, clamídia, herpes, cancro mole, Hepatite C, Vírus Linfotrópico T humano (HTLV), Doença Inflamatória Pélvica (DIP) e donovanose.

Importante reforçar que todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde oferecem preservativos feminino e masculino de forma gratuita, além dos testes rápidos para ISTs que auxiliam no tratamento precoce.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico