06/05/2024 12:18:48

Professoras de Lucas do Rio Verde participam de formação no Rio Grande do Sul sobre o Programa Cooperativas Escolares

Rede municipal de ensino mostra resultados dos trabalhos realizados em Santa Cruz do Sul
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
15/05/2023 09:12

(Foto: Secretaria de Educação/Natalia Górtz)

Professoras orientadoras da rede municipal de Lucas do Rio Verde participaram formação sobre cooperativismo com base no Programa Cooperativa Escolar, nos dias 09 a 11 de maio, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS).

“O encontro teve o objetivo aprimorar os conhecimentos dos professores para aplicar com os alunos associados nas oficinas que acontecem no contraturno das escolas parceiras do Programa Cooperativas Escolares”, explica a coordenadora local do programa, Natalia Gortz.

A programação foi realizada a partir do resgate histórico do cooperativismo no Brasil e no mundo.

Para a professora orientadora, Carina Parra, da Cooperativa Escolar da Escola Cecilia Meireles, a Cecicoop, “as pessoas se unem em prol de um mesmo objetivo, alcançam resultados e benefícios que, provavelmente, não conquistariam sozinhas”.

As cooperativas escolares são desenvolvidas com os estudantes associados por metodologias ativas que promovem a autonomia, empreendedorismo e liderança.

A professora orientadora da Cooperativa Escolar Coração Valente, da Escola São Cristóvão, Jussilene Santana, destacou o que é ensinado nas cooperativas. “Juntos aprendemos de uma maneira muito especial, trouxemos na bagagem valiosas aprendizagens para levar a frente esse programa tão enriquecedor aos nossos alunos e comunidade escolar”.

Na formação, as professoras orientadoras vivenciaram os sete Princípios Universais do Cooperativismo que foram a base de conteúdo do encontro, por meio da gamificação do jogo Cooperlândia, criado pela Fundação Sicredi.

“Inspirados nos Pioneiros do Cooperativismo, ressignificamos nossa trajetória pessoal e profissional. Levaremos os princípios e vivências de cooperação, de parceria, trabalho em equipe, em nossa jornada, com o compromisso de fazer sempre o nosso melhor nos caminhos da educação”, ressalta a professora orientadora Marta Brizolla, da Cooperativa Escolar Olavo Cooper, da Escola Olavo Bilac.

“O encontro foi de muito aprendizado e conhecimento, onde podemos vivenciar experiências gratificantes, conhecer toda a trajetória dos pioneiros do cooperativismo em sua essência, para assim realizar um trabalho enriquecedor com os alunos associados da cooperativa escolar Coopereça”, afirma a professora orientadora, Marinez Fiorin, da Escola Eça de Queirós.

O Programa acontece nas quatro escolas municipais de Lucas do Rio Verde, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Sicredi.

06/05/2024 10:27

Administração Pública disponibiliza novas licitações

Os editais podem ser conferidos no site

06/05/2024 09:14