20/04/2024 06:21:23
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12293/

Projeto Lixo Zero será implantado em Lucas do Rio Verde

Iniciativa pretende começar no Paço Municipal e expandir nas escolas
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
10/11/2023 13:04

(Foto: Ascom Prefeitura/Marcello Paulino)


Ajustar tamanho da fonte:

O projeto Lixo Zero, que já está presente em mais de 500 cidades do país, chega agora à Lucas do Rio Verde com o objetivo de fazer a gestão dos resíduos, elevando a 90% o desvio de material que seria destinado ao aterro sanitário e gerando benefícios ao meio ambiente. A implantação da metodologia será em 2024.

A apresentação inicial do Lixo Zero, que será gerido por uma empresa especializada em consultoria, contratada pela Administração Municipal, com o acompanhamento da pasta de Agricultura e Meio Ambiente, aconteceu nesta semana com a participação do Prefeito Miguel Vaz, o diretor do Saae, Maurício Fossatti, a secretária de Educação Elaine Lovatel e equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e do secretário Paulo Nunes.

A iniciativa começará pelo gabinete do prefeito, se expandido ao Paço municipal, da seguinte forma: Gabinete Lixo Zero, Paço Municipal Lixo Zero, Escolas Lixo Zero, Eventos Lixo Zero e Empresas Lixo Zero.

Além de ser inserido na Prefeitura e escolas, que levarão a conscientização as famílias por meio das crianças, a intenção é garantir a certificação Lixo Zero, demostrando que o município faz a destinação de resíduos sólidos, materiais recicláveis e rejeitos de forma segura e ambientalmente correta.

“Estamos iniciando o projeto Lixo Zero e uma grande preocupação que nós temos é dar destinação ao resíduo orgânico que é produzido nas residências em Lucas. A gente vê a necessidade e estamos trabalhando para reduzir a quantidade de material que vai para o aterro e pensando na sustentabilidade”, acrescenta secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes. 

A metodologia Lixo Zero desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável das cidades e empresas, proporcionando uma abordagem abrangente para o gerenciamento de resíduos sólidos. Além disso, o conceito Lixo Zero frequentemente resulta em economias substanciais, uma vez que a gestão eficiente de resíduos reduz os custos operacionais e abre oportunidades para a geração de receita por meio da reciclagem, reutilização de materiais e compostagem. De fato, o Lixo Zero não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também promove a sustentabilidade financeira e o bem-estar de suas comunidades a longo prazo.

De acordo com o consultor Lixo Zero e diretor da Teoria Verde, Jean Peliciari, ao adotar princípios como a redução, reutilização, reciclagem e compostagem, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde pode reduzir significativamente a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários. Isso não apenas alivia a pressão sobre a capacidade desses locais, mas também minimiza os impactos ambientais negativos associados a esses métodos de disposição. 

"O Lixo Zero é a cultura do cuidar que inspira ações práticas. Ao adotá-lo, estamos redefinindo a maneira como enxergamos resíduos, não como um problema, mas como uma oportunidade de construir um mundo mais sustentável e consciente", pontua o gestor ambiental.

Nesta quinta-feira (09), uma comitiva visitou uma empresa especializada em compostagem, que poderá no futuro receber o material orgânico produzido nas residências, na implementação do projeto Lixo Zero. Contudo, os resultados dependem da população, na correta separação dos resíduos. “A ideia que surgiu foi utilizar parte dos resíduos úmidos produzido no lixo orgânico na compostagem, fazendo uma cadeia onde a reciclagem feita de foram correta, conseguimos receber toda essa parte úmida e transformar na matéria prima, sem mudar em nada o nosso processo”, explica o empresário responsável pela CRC Orgânico, Ivonir Contini.

Buscar alternativas sustentáveis para a questão dos resíduos é uma das iniciativas do InPacto Lucas. A meta do município é ser uma referência em economia verde, com ações que envolvam toda a sociedade.


 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/04/2024 16:27

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Parceria garante atendimento para 1.250 alunos do projeto social


19/04/2024 14:58

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril


19/04/2024 14:27

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo


19/04/2024 12:38

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no “McDia Feliz 2023”

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus


19/04/2024 12:02

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento


19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças


19/04/2024 10:13

Esporte está com inscrições abertas para o 10º GP de Ciclismo

A competição será no dia 05 de maio e as inscrições são limitadas


19/04/2024 07:35

Licitação para compra de materiais abre caminho para construção da Vila Militar em Lucas do Rio Verde

Foco da Prefeitura é construir 20 unidades habitacionais para as forças de segurança


18/04/2024 17:22

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta


18/04/2024 16:29

Viva Lucas: Copa de voleibol inicia neste sábado com 19 equipes inscritas

Abertura oficial acontece no Ginásio Rio Verde a partir das 19h


18/04/2024 09:31

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30