11/07/2026 22:07:44
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13899/

Segurança Pública: Prefeitura deve implantar Núcleo de Operações com Cães em Lucas

Prefeito Miguel Vaz visitou o NOC da Polícia Penal, na Penitenciária de Sinop, nesta quarta (25)
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
26/06/2025 11:06

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde estuda implantar um Núcleo de Operações com Cães (NOC) no município. Nesta quarta-feira (25), o prefeito Miguel Vaz e comitiva visitaram o Núcleo de Operações com Cães da Polícia Penal, na Penitenciária de Sinop, para conhecer de perto o trabalho e treinamento com os cães. 

“Essa visita foi muito importante. Porque a gente viu ali o trabalho de treinamento dos cães e dos servidores da polícia penal. Buscamos diretamente o treinador do cão especializado, para ver a diversificação desses treinamentos, para o que ele serve, para quais situações pode servir esse trabalho. E isso nos interessa muito para colocar em prática lá no município”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

O projeto prevê uma atuação integrada entre a Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Penal, além de outras forças de segurança, com o uso de cães treinados para reforçar as operações.

“A ideia é construir algo onde esse centro de treinamento seja na polícia penal, mas que seja de forma integrada. Que esses cães estejam servindo a Guarda Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, às que forem necessárias, aquela força de segurança que precise do trabalho dos cães preparados pra aquela situação específica, possa ter isso lá. Então é um trabalho que nós estamos começando agora. Acho que é de muito interesse para o município.”

A comitiva de Lucas do Rio Verde foi composta pelo secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha; pelo vereador Wlad Mesquita; pelo diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Lucas do Rio Verde, Jean Lucas Chiarani; pelo comandante do 13º CIBM (Corpo de Bombeiros Militar), major Gleiber Bertolazo, além de agentes do Sistema Penal.

Para o diretor da Penitenciária de Sinop, Adalberto Dias, a ferramenta canina é essencial, não apenas no sistema prisional, mas para a segurança pública como um todo.

“Vale ressaltar a importância dessa ferramenta, que é o cão, na melhoria das atividades policiais como um todo, não só no sistema penitenciário. Especificamente aqui, contribui muito para prevenção e revista, tanto nos apenados quanto na estrutura. O cão auxilia também nessa atividade policial de prevenção, guarda e proteção.”

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)

O policial penal Amorim, que atua no Núcleo de Operações com Cães (NOC), também elogiou a iniciativa e destacou a estrutura técnica do canil de Sinop.

“Quero parabenizar o prefeito pela atitude de vir conhecer o nosso trabalho aqui e de querer levar esse trabalho para Lucas do Rio Verde. Vai ser algo muito acertado, que vai impactar realmente na segurança do município.”

Segundo ele, os cães são treinados diariamente por profissionais cinotécnicos e atuam em operações de detecção de armas, drogas e eletrônicos, além de poderem participar de ações sociais.

“Hoje, os nossos cães fazem detecção e, em breve, também busca e captura. Além disso, eles podem atuar em ações de cinoterapia com crianças autistas, idosos e escolas. É uma aproximação importante com a sociedade.”

A Prefeitura seguirá com os estudos técnicos para avaliar investimentos, estrutura e pessoal necessários para viabilizar a implantação do centro de operações com cães em Lucas do Rio Verde.

SEGURANÇA PÚBLICA GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


11/07/2026 08:47

Tudo pronto: Lucas do Rio Verde celebra o rock neste sábado com mais de sete horas de música

Guia completo reúne programação, estrutura e atrações da 11ª edição do do evento


10/07/2026 12:17

Estacionamentos oblíquos são ampliados em Lucas e chegam a Avenida das Acácias

Obras de implantação das novas vagas de estacionamento começam nesta sexta-feira (10)


10/07/2026 11:06

Campanha do agasalho entra na reta final e doações podem ser feitas até o final de julho

Com o tema ‘Aqueça um coração’, ação segue arrecadando roupas de frio, cobertores e calçados


09/07/2026 16:16

Semana formativa reúne 260 profissionais de apoio e fortalece práticas inclusivas nas escolas municipais

Realizadas ao longo de quatro dias, as capacitações abordaram sobre adaptação curricular, alimentação, cuidado com a saúde e construção de vínculos com estudantes atípicos


09/07/2026 10:19

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado forma mais 27 alunos em cursos gratuitos de qualificação

Certificados foram entregues aos participantes dos cursos de Torneiro Mecânico e Controlador e Programador de Produção


09/07/2026 10:09

Nova Rota deve concluir duplicação da BR-163 em 2026 e prevê início das obras do Contorno Rodoviário de Lucas do Rio Verde em 2027

Prefeito Miguel Vaz e vice Joci Piccini participaram da vistoria técnica das obras, que reforçam a visão de futuro para a infraestrutura e o desenvolvimento do município


09/07/2026 07:22

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (09)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (11), no Espaço Saúde


08/07/2026 20:32

Prefeitura de Lucas entrega Complexo Arena Tessele Júnior

Estrutura inclui dois campos de futebol, estacionamento e arquibancadas


08/07/2026 20:08

ParCão é inaugurado e amplia espaços de lazer para animais em Lucas

Green Park Pet está localizado no Parque das Emas


08/07/2026 16:24

Educação promove melhorias no prédio do Programa Anjos da Escola e no Museu do Cerrado durante o período de recesso escolar

Os reparos que não comprometem os atendimentos do programa terão continuidade após o retorno das aulas


08/07/2026 09:39

Pescaria infantil abrirá inscrições para crianças de 6 a 12 anos

Atividade acontecerá no dia 23 de agosto no Lago Ernani José Machado