13/04/2026 06:25:19
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14214/

Com apoio da Prefeitura, Lucas do Rio Verde sedia seminário inédito de aviação agrícola

Evento da semana do aviador será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, na Fundação Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
09/10/2025 07:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz recebeu, na última terça-feira (7), a comissão organizadora do Seminário da Semana do Aviador, que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, na Fundação Rio Verde. O evento, que tem como tema “Aviação Agrícola e Segurança Operacional no Centro-Oeste”, contará com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que participará de um painel no dia 24. 

A iniciativa integra a programação da Semana do Aviador, celebrada em 23 de outubro, e deve reunir profissionais e autoridades da aviação agrícola, setor que tem forte presença na região, impulsionado pela grande produção de grãos e pela expressiva frota de aeronaves agrícolas no município e na região. 

Rodrigo Pasqualli, diretor executivo da Fundação Rio Verde, uma das parceiras do seminário, destacou a importância do evento para a capacitação técnica e a aproximação com a comunidade.

“A ideia é capacitar e dar condições para que a comunidade também tenha um primeiro contato com o universo da aviação agrícola. O evento será dividido em dois momentos: no primeiro dia, trabalharemos a parte profissional, com capacitação de pilotos e operadores, abordando temas regulatórios e de segurança de voo. No segundo dia, teremos a parte institucional e festiva, aberta ao público, com exposição e shows aéreos. É uma vertente importante da nossa economia e que contribui diretamente com o desempenho do agro no município”, ressaltou Pasqualli.

Já o membro da organização Fábio Oliveira destacou que o seminário busca consolidar uma agenda permanente no município.

“Pensamos em um evento que una os três pilares da aviação agrícola: normativas e regulamentação da atividade; capacitação e atualização dos pilotos e calibrações dos equipamentos utilizados na aeronave para aplicação de defensivos. Estivemos com o prefeito Miguel pedindo um apoio junto à Prefeitura para que a gente possa fazer um evento que seja um marco transformar e torná-lo em uma tradição anual em Lucas do Rio Verde”, afirmou.

Com público-alvo formado por pilotos, preparadores de calda, produtores rurais, técnicos agrícolas, profissionais de manutenção de aeronaves, autoridades reguladoras e a sociedade, o evento reforça o papel de Lucas do Rio Verde como referência em tecnologia e inovação no agronegócio.

Programação 

Local: Fundação Rio Verde
Datas: 24 e 25 de outubro

Sexta-feira (24/10)

08h – Recepção e credenciamento
08h30 – Abertura Oficial
09h – Painel Regulatório: participações do MAPA; INDEA e SAMA
Temas: Licenciamento, fiscalização de operações aéreas e boas práticas ambientais
10h30 – Painel Operação: Calibração – LM Assessoria Agrícola
Temas: Equipamentos, clima, limitantes operacionais, tecnologia de aplicação e aspectos aerodinâmicos do voo agrícola

14h – Painel Profissionalização: IBRAVAG/SINDAG
Temas: Qualificação e valorização dos pilotos agrícolas, redução de incidentes e fortalecimento da imagem do setor
16h30 – Sessão de perguntas e encerramento do dia

Sábado (25/10)

08h30 – Exposição de aeronaves agrícolas
10h30 – Show aéreo com acrobacias
12h30 – Almoço de confraternização, sorteios e homenagens
14h30 – Encerramento

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/04/2026 10:34

Primeira edição do Desafio dos Bravos reúne aproximadamente 200 participantes

O evento foi realizado neste domingo (12), com largada na Avenida Beira Mata e percurso dentro do Parque dos Buritis


11/04/2026 21:06

Desafio das Destemidas reúne mais de 700 mulheres em Lucas do Rio Verde

A primeira edição contou com 400 mulheres inscritas. Para 2026, a expectativa é chegar a mil participantes


10/04/2026 11:36

Dupla Henrique e Diego é a 1ª atração confirmada para a Festa de Milho 2026

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2026 10:22

Prefeitura, Unilasalle e MT Hemocentro realizam campanha de doação de sangue

A coleta será realizada nos dias 14, 15 e 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Universitário Unilasalle


10/04/2026 08:59

Lucas do Rio Verde realiza 120 cirurgias de catarata neste fim de semana

O mutirão é realizado por meio de parceria entre o Município e Programa Gov MT Fila Zero, com o apoio do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires


10/04/2026 08:28

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 15 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os candidatos têm até segunda-feira (13), para a apresentação


09/04/2026 19:39

Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na regularização fundiária e dá início à REURB no 30 de Novembro

Assinatura do decreto aconteceu nesta quinta-feira (9), no Paço Municipal


09/04/2026 14:45

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Programação especial contará com peça teatral interativa para alunos da rede municipal e sessões abertas à comunidade nos dias 16 e 17 de abril


09/04/2026 11:00

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O esquema especial de organização do trânsito será feito pela Guarda Civil Municipal (GCM)


09/04/2026 07:53

Inscrições abertas para a Copa Municipal JD Esporte / Loc Green de Futebol Máster e Mirim 2026

Competição terá início no dia 12 de maio e inscrições podem ser feitas até 6 de maio


09/04/2026 07:51

Lucas do Rio Verde é destaque nacional e única cidade de Mato Grosso em ranking das mais felizes do Brasil

Levantamento foi divulgado pela Revista Bula, inspirado nos critérios do World Happiness Report, da ONU