07/08/2026 20:58:28
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14598/

Primeiras ovitrampas são recolhidas com ovos do Aedes aegypti

A estratégia tem como objetivo identificar as áreas com maior nível de infestação e planejar ações mais eficazes
Por Ascom Prefeitura/MP
16/03/2026 10:36

(Foto: Ascom Prefeitura/MP)


Ajustar tamanho da fonte:

Os agentes de combate a endemias encontraram ovos do mosquito Aedes aegypti, nas primeiras ovitrampas instaladas nos bairros, Jardim Amazônia e Vida Nova.

Nos dois bairros, foram instaladas 18 armadilhas e em dez foram encontrados ovos do mosquito. As ovitrampas são recolhidas cinco dias após a colocação.

Segundo a supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann, nas armadilhas onde foram encontrados ovos, indica a presença do mosquito, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

O equipamento tem como objetivo identificar áreas com maior nível de infestação e a partir do resultado, planejar ações mais pontuais e eficazes no combate ao Aedes aegypti.

A avaliação é bem positiva, o resultado vai direcionar o trabalho do agente para as áreas mais críticas. Estamos recolhendo as ovitrampas instaladas na última semana e instalando novas em outros bairros”, ressalta a supervisora.

O equipamento funciona como armadilha, atraindo a fêmea e incentivando o mosquito a depositar os ovos em um recipiente, que será instalado e recolhido pela equipe de endemias.

De acordo com a supervisora, em todo o município, serão instalados 260 ovitrampas. O trabalho será realizado de forma gradativa, priorizando as áreas com maior número de casos.

A estratégia não substitui a participação da comunidade, eliminando os possíveis criadouros do mosquito e incentivando as crianças e adolescentes (10 a 14 anos) a tomarem a vacina.

Pedimos a colaboração da população, que mantenha os quintais limpos, receba os agentes e permita que eles façam o trabalho deles. A dengue pode levar a morte e ações simples podem evitar”, finalizou Engelmann.

Como funciona a ovitrampa?

  • A ovitrampa é instalada em um ponto estratégico, definido com base no índice de infestação do mosquito.
  • Trata-se de um pequeno recipiente, onde é colocado um ml de levedo de cerveja, que é o atrativo para o mosquito, e 300 ml de água.
  • A armadilha também contempla uma paleta de eucatex, onde o mosquito bota os ovos. A armadilha permanece no local por cinco dias.
  • Após o período, o agente de combate a endemias recolhe e leva para o laboratório, onde é realizada a contagem dos ovos.
  • O resultado é inserido em um aplicativo do Ministério da Saúde, chamada Contaovos.
  • A estratégia possibilita o monitoramento da região e o planejamento de ações mais pontuais e eficazes no combate ao Aedes aegypti.
SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/08/2026 13:59

Arte, Cultura, Sabores e Encontros: Museu Histórico recebe feira de artesanato neste domingo

Nova feira itinerante passa a integrar o calendário de eventos da economia criativa local com o objetivo de valorizar o artesanato e a cultura gerando renda


06/08/2026 11:52

Ideb 2025: Lucas do Rio Verde conquista maior nota da história do município

Entre as melhores escolas municipais de Mato Grosso, quatro são de Lucas


05/08/2026 07:47

Lucas do Rio Verde: 38 anos de uma cidade que transforma trabalho em oportunidades

Do pioneirismo no agronegócio à consolidação como um dos maiores polos de desenvolvimento do país, Lucas do Rio Verde celebra mais um ano olhando para o futuro com planejamento, inovação e qualidade d


05/08/2026 04:35

Lucas do Rio Verde inicia comemorações dos 38 anos com a abertura da Expolucas 2026

Evento segue até sábado com entrada gratuita, grandes shows, parque de diversões e atrações para toda a família


04/08/2026 15:43

MTB: Prova do Sorgo abre inscrições no dia 12 de agosto

Competição será limitada a 250 participantes moradores de Lucas do Rio Verde


04/08/2026 15:19

Mutirão de limpeza começa na sexta-feira (07), no bairro Jardim Primaveras

A medida tem como objetivo eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue


04/08/2026 10:54

Campanha da Nota Luverdense distribui R$60 mil no Sorteio de Aniversário do Município

Próximo sorteio da campanha será realizado em dezembro de 2026


04/08/2026 10:43

Aniversário do município: Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta quarta-feira (5)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quinta-feira (6)


03/08/2026 16:10

Lucas do Rio Verde lança oficialmente a campanha Agosto Lilás 2026

Programação terá ações de conscientização e combate à violência contra a mulher.


03/08/2026 15:17

Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta segunda-feira (03)

A campanha segue até o dia 1ºde setembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde


03/08/2026 13:33

Prazo para concluir as obras do programa habitacional Sonho Meu é prorrogado

Beneficiários têm até 31 de dezembro para terminar construção da casa e regularizar imóvel