08/05/2026 14:03:30
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14626/

Prefeitura de Lucas e Governo do Estado de Mato Grosso lançam segunda fase do Programa Lucas Legal

Nova etapa amplia parceria para acelerar a análise do Cadastro Ambiental Rural e garantir mais segurança aos produtores
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
24/03/2026 08:02

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, lançou nesta segunda-feira (23) a segunda fase do programa Lucas Legal, iniciativa que fortalece a regularização ambiental das propriedades rurais e reafirma o pioneirismo do município na agenda da sustentabilidade no agronegócio.

A nova etapa conta com a cooperação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), com o objetivo de agilizar a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e apoiar os produtores na regularização de suas áreas.

Durante o lançamento, o prefeito Miguel Vaz destacou que o programa representa mais um avanço importante para o município:

“Um projeto importante na área ambiental, que é o Lucas Legal segunda fase, tem como objetivo zerar os passivos ambientais em 100% das propriedades rurais do município de Lucas do Rio Verde. Este é um projeto iniciado lá na época do vice-governador hoje, Otaviano Pivetta, ainda quando ele era prefeito.”

A secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT), Luciane Bertinatto, explicou como será a nova fase do projeto.

“Nós estamos, neste momento, lançando a segunda fase do projeto, que é auxiliar esse produtor rural a encerrar o processo de regularização para que ele possa conduzir sua propriedade sem nenhum embaraço ou conflito com a legislação ambiental. Esse projeto sempre foi um sonho de Lucas do Rio Verde. Há 20 anos tentamos finalizá-lo. Houve toda a reformulação do Código Florestal, mas agora chegou o momento. Nós estamos preparados, Lucas do Rio Verde está pronto e o passivo ambiental no município é muito pequeno, então está fácil de resolvermos. Contamos com a ajuda de todos os produtores para que isso seja uma realidade”, salientou Luciane.

Referência nacional desde 2006
Criado em 2006, o Lucas Legal foi um dos primeiros programas municipais de regularização ambiental do país e contribuiu para a construção das bases do Cadastro Ambiental Rural (CAR), hoje adotado em todo o Brasil.

Agora, a nova fase busca avançar na análise de imóveis rurais que ainda possuem pendências no sistema estadual, oferecendo apoio técnico aos produtores e mais agilidade nos processos.
A iniciativa também deve facilitar o licenciamento ambiental e ampliar a segurança para a comercialização da produção, especialmente diante das exigências cada vez maiores do mercado internacional.

Com a nova etapa do programa, Lucas do Rio Verde reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a valorização de um agronegócio moderno, responsável e competitivo.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde