09/08/2026 17:51:51
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14646/

Saúde Mental: Profissionais de Saúde participam de capacitação nesta quinta-feira (26)

Por conta da participação de todos os profissionais, as unidades do Caps não terão atendimento nesta quinta-feira (26)
Por Ascom Prefeitura/MP
26/03/2026 10:17

(Foto: Ascom Prefeitura/MP)


Ajustar tamanho da fonte:

Profissionais de saúde do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Atenção Primária à Saúde e Equipe Multiprofissional participam nesta quinta-feira (26), do Curso de Atualização em Saúde Mental.

Esta é a segunda etapa da capacitação, promovida pelo Programa Nós na Rede em Mato Grosso, parceria entre o Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.

A supervisora do Caps Andressa Cabral explica que o curso tem como objetivo, contribuir com a formação dos profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (Raps), no Sistema Único de Saúde.

O curso tem duração de 120 horas, são três etapas, totalizando 90 horas na modalidade à distância e 30 horas na modalidade presencial, distribuídas em cinco encontros, sendo um por mês.

(Foto: )

A capacitação começou em 2025, com a participação de mais de 40 mil pessoas de todas as regiões do Brasil. Somente de Mato Grosso, são mais de 700 profissionais.

O curso é dividido em dois eixos, o primeiro com foco na atenção integral às pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas e o segundo, às pessoas em sofrimento mental e em conflito com a lei.

Por conta da participação dos profissionais, as duas unidades do Caps de Lucas do Rio Verde (Infantojuvenil e Adulto) não terão atendimento ao público nesta quinta-feira (26).

Participam também da capacitação, servidores do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Hospital São Lucas, Corpo de Bombeiros e Centro Socioeducativo.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


09/08/2026 08:30

Em noite de emoção, Expolucas 2026 encerra celebrações pelos 38 anos de Lucas do Rio Verde

Com show do cantor Luan Santana, o evento foi encerrado com grande público


06/08/2026 13:59

Arte, Cultura, Sabores e Encontros: Museu Histórico recebe feira de artesanato neste domingo

Nova feira itinerante passa a integrar o calendário de eventos da economia criativa local com o objetivo de valorizar o artesanato e a cultura gerando renda


06/08/2026 11:52

Ideb 2025: Lucas do Rio Verde conquista maior nota da história do município

Entre as melhores escolas municipais de Mato Grosso, quatro são de Lucas


05/08/2026 07:47

Lucas do Rio Verde: 38 anos de uma cidade que transforma trabalho em oportunidades

Do pioneirismo no agronegócio à consolidação como um dos maiores polos de desenvolvimento do país, Lucas do Rio Verde celebra mais um ano olhando para o futuro com planejamento, inovação e qualidade d


05/08/2026 04:35

Lucas do Rio Verde inicia comemorações dos 38 anos com a abertura da Expolucas 2026

Evento segue até sábado com entrada gratuita, grandes shows, parque de diversões e atrações para toda a família


04/08/2026 15:43

MTB: Prova do Sorgo abre inscrições no dia 12 de agosto

Competição será limitada a 250 participantes moradores de Lucas do Rio Verde


04/08/2026 15:19

Mutirão de limpeza começa na sexta-feira (07), no bairro Jardim Primaveras

A medida tem como objetivo eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue


04/08/2026 10:54

Campanha da Nota Luverdense distribui R$60 mil no Sorteio de Aniversário do Município

Próximo sorteio da campanha será realizado em dezembro de 2026


04/08/2026 10:43

Aniversário do município: Prefeitura de Lucas do Rio Verde não terá atendimento ao público nesta quarta-feira (5)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quinta-feira (6)


03/08/2026 16:10

Lucas do Rio Verde lança oficialmente a campanha Agosto Lilás 2026

Programação terá ações de conscientização e combate à violência contra a mulher.


03/08/2026 15:17

Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta segunda-feira (03)

A campanha segue até o dia 1ºde setembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde