29/03/2024 02:24:39

Análise de crédito do programa Lucas Forte de Novo começa segunda-feira (24)

Interessados devem procurar o CAE para início do processo
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
21/05/2021 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Na manhã desta sexta-feira (21), foi assinado o convênio entre a Prefeitura e instituições bancárias para viabilizar o programa Lucas Forte de Novo. Com isso, a partir da próxima segunda-feira(24), as cooperativas credenciadas já podem iniciar as análises de crédito para concessão do apoio financeiro.

Além do Prefeito Miguel Vaz, vice-prefeito, Márcio Pandolfi e a procuradora do Município, Derlise Marchiori, a reunião para a assinatura do convênio contou com a presença de representantes das duas instituições financeiras credenciadas pelo programa, sendo elas o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Desde a última segunda-feira (17), o Centro de Atendimento Empresarial (CAE) está recebendo os documentos das pessoas interessadas pelo programa. Estando tudo em conformidade, segundo os critérios para concessão do benefício, o CAE encaminha uma carta de indicação às instituições financeiras credenciadas para a análise de crédito.

Miguel Vaz caracterizou o momento como muito importante, dada a dificuldade econômica encontrada pelos pequenos empreendedores. “Nós entendemos a necessidade de dar um apoio para os nossos micro e pequenos empreendedores, em especial aos que foram mais impactados com a pandemia. Com esse ato de hoje, oficialmente, o programa entra em operação e os nossos munícipes já podem acessar esse recurso tão importante”.

Para dar aporte às instituições financeiras, o município criou o Fundo de Aval Garantidor (FAG), que assegura o pagamento de até 85% do valor concedido, caso o beneficiário não faça o pagamento das parcelas negociadas com a cooperativa.

Fabiano Giordani, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicredi, elogiou o município pela criação do programa. “Da maneira em que esse convênio foi criado, nas questões de juros e mais o FAG, isso facilita o acesso ao crédito. Essa é uma iniciativa louvável da prefeitura que visa fomentar a economia local”.

As condições do programa também agradaram o diretor do Sicoob, Claudio Tomazoni. “Eu acho que o município faz uma contribuição muito importante para esses pequenos empreendedores. Nós, enquanto Cooperativa de Crédito, estamos muito felizes em apoiar esse projeto”.

O programa Lucas Forte de Novo consiste na liberação de crédito de até R$ 10 mil para os Microempreendedores Individuais (MEI) e R$ 20 mil para as Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresas (ME), desde que o faturamento anual não ultrapasse R$ 1 milhão.

O início do processo deve ser feito no CAE, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Galeria Central de Serviços, localizada na avenida Paraná, 766, Centro. O telefone da unidade é: (65) 3548-2583.

Saiba mais sobre o programa e como acessar o recurso clicando aqui: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8585/.

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE FAZENDA GABINETE PROCURADORIA

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios