29/04/2024 03:30:49

Conservação das estradas rurais segue mesmo em período chuvoso

Secretaria mantém equipes para atuarem em locais mais emergentes
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
15/02/2022 08:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Rubens Junior)

Com até quatro frentes de trabalho no patrolamento, duas no cascalhamento e cerca de 30 pessoas envolvidas no processo, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, segue atuando na conservação das estradas rurais. Nos trechos prejudicados com o excesso de chuva, as equipes realizaram ações emergenciais para garantir as condições de trafegabilidade.

Segundo o pluviométrico (medidor instalado no Espaço do Empreendedor - Industrial V), Lucas do Rio Verde teve em janeiro 345 milímetros de chuva. Apesar do volume de água, os trabalhos continuaram, na medida em que as condições meteorológicas permitiam.

“A manutenção das estradas rurais é algo que a secretaria trabalha diariamente ao longo do ano para diminuir os problemas nesse período chuvoso, em que as nossas máquinas ficam impossibilitadas de manter o ritmo de trabalho. Mesmo assim, as equipes trabalham muito nesse período, até mesmo aos sábados e domingos, para garantir que as vias ofereçam boa trafegabilidade”, disse o secretário de Infraestrutura e Obras, eng. Alexandre Orbolato.

Na Linha 29, que liga Lucas do Rio Verde ao município de Nova Mutum, a secretaria executou o cascalhamento e patrolamento em 7 km da estrada vicinal. Em um pequeno trecho, a chuva causou erosão na pista, situação que foi resolvida pelas equipes operacionais.

“Tivemos um problema no trecho após a ponte. O volume de chuva fez com que a água descesse no sentido do rio e, com isso, veio a areia que encheu as caixas de contenção. Decidimos então acionar a Prefeitura e, no mesmo dia, uma equipe foi até o local e resolveu o problema”, destacou Josué Nunes, encarregado de uma fazenda da região.

Neste ano já foram executados cerca de 30 km de cascalhamento. Os trabalhos foram realizados nas linhas 20, 29, Setor 11, MT-338 (Estrada da Baiana) e região.

Outro trabalho que garante a drenagem, evitando água sobre a pista, é a abertura das caixas de contenção. A ação foi realizada em quase todas as vias vicinais do município.

“Boa parte das nossas estradas estão em boas condições por conta desse trabalho árduo que realizamos ao longo do ano passado. Nessas situações pontuais, em que a via é danificada por algum outro fator, os condutores podem acionar a Secretaria para que esse reparo seja feito o quanto antes, assim como já acontece”, destacou Orbolato.

As solicitações podem ser feitas na secretaria, diretamente para as equipes operacionais ou pelo número: (65) 3549-7189.

INFRAESTRUTURA E OBRAS

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol