28/01/2023 15:56:40
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10945/

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente busca ações para problemas pós-pandemia

Crianças e Adolescentes de Lucas do Rio Verde criam propostas de políticas públicas sobre o tema abordado
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
30/11/2022 09:45

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta segunda-feira (28), foi realizada a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tratou neste ano a temática “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid 19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O objetivo da conferência foi possibilitar um momento especial para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, assegurando um espaço de reflexão e debate a partir das demandas da realidade social, tanto em âmbito municipal, quanto estadual e/ou nacional.

Participaram do evento 70 crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais, representantes do Nuca (Núcleo de Cidadania Adolescente), do Selo Unicef, e de projetos sociais, como o Construtores do Futuro.

Os estudantes Lohan Henrique da Silva Sartori e Maria Eduarda da Silva Cabral Oliveira foram os cerimonialistas e a estudante do 9° ano da Escola Municipal Olavo Bilac, Sofia de Menezes Santos Nascimento, compôs o dispositivo de honra com direito a uso da palavra junto com autoridades do município de Lucas do Rio Verde, sendo o prefeito Miguel Vaz; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Cristina Carneiro; o defensor público Guilherme Rigon; e a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

A secretária discursou sobre o comprometimento do evento. “Destaco a importância das conferências, que são momentos de conhecimento, discussões e propostas sobre interesses comuns. O objetivo é sempre apresentar ideias, avaliar a situação e contribuir através de reflexões para o bom funcionamento e aplicação das políticas públicas. Já participei de várias conferências e observo que muitas propostas ficam apenas no papel. Assim, desejo que boas ideias sejam construídas, partindo de nosso município”, refletiu Janice Ribeiro.

Uma atividade foi desenvolvida durante a manhã da Conferência, onde foram trabalhados os cinco eixos da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Entre as propostas criadas, um grupo de adolescentes sugeriu a implementação de uma equipe de apoio pedagógico direcionado aos ensinos fundamental e médio no intuito de recuperar e revisar os conteúdos perdidos durante o período pandêmico.

Outra equipe sugeriu promover o trabalho intersetorial entre as unidades escolares no intuito de compartilhar informações e sugerir melhorias.

“A ideia da conferência é que o município tenha boas propostas criadas pelos próprios adolescentes, que beneficiem a sociedade civil, por meio de políticas públicas na garantia de direitos, buscando formas cada vez mais inovadoras para isso”, explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Débora Cristina Carneiro.

Na ocasião foram eleitos os delegados da conferência, que têm a atribuição de discutir e deliberar sobre a temática do evento em questão, tendo conhecimento do tema, objetivando os avanços e os desafios que o município deverá alcançar para o próximo biênio da política de assistência social. Os nomes escolhidos serão encaminhados para a Conferência Estadual, que será realizada de 12 a 14 de julho de 2023, em Cuiabá.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Mais em Lucas do Rio Verde


28/01/2023 15:54

Matrículas da Rede Municipal de Lucas do Rio Verde retornam nesta segunda-feira (30)

Devido à grande procura, Secretaria de Educação abre novas inscrições on-line a partir das 8h


28/01/2023 15:39

Matrículas da Rede Municipal de Lucas do Rio Verde retornam nesta segunda-feira (30)

Devido à grande procura, Secretaria de Educação abre novas inscrições on-line a partir das 8h


28/01/2023 10:25

Profissionais da saúde realizam palestra sobre Janeiro Branco para pacientes luverdenses

Moradores do Cidade Nova, Vida Nova e outros bairros puderam participar


27/01/2023 13:12

Quatro caminhões são entregues pela Gestão Miguel Vaz

Os novos veículos representam investimentos de R$ 2,5 milhões


27/01/2023 12:44

Abertura do ano letivo contou com mais de 1.000 educadores de Lucas do Rio Verde

Grande evento organizado pela Secretaria de Educação movimentou gestores escolares de todas as redes de ensino


27/01/2023 11:50

Apresentação do planejamento estratégico aponta maior satisfação do cidadão desde 2016

Em 2022, Município atingiu 86% das metas estabelecidas pelo programa de desenvolvimento do Tribunal de Contas


27/01/2023 11:25

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares do servidor Edgleyson Rodrigues Silva

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares do servidor Edgleyson Rodrigues Silva


27/01/2023 11:21

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos pioneiro e ex-vereador Vilmar Parisotto

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos pioneiro e ex-vereador Vilmar Parisotto


27/01/2023 08:45

Licenciamento ambiental: entenda se a sua empresa precisa solicitar

Objetivo do licenciamento é minimizar possíveis danos ambientais de uma atividade


26/01/2023 14:50

Projeto Nós Podemos Nadar abrirá inscrições para natação infantil

Podem se inscrever crianças com idades a partir de 6 anos e máximo de 17 anos


26/01/2023 10:00

Lucas do Rio Verde recebe visita de representantes da Cultura de Sinop

O objetivo do intercâmbio cultural foi conhecer um pouco das ações e projetos que são realizados no município luverdense