28/03/2024 18:08:07

Lucas do Rio Verde recebe caravana do projeto “MT Criativo na Estrada”

Atividade visa promover o fortalecimento da Economia Criativa e dos Negócios de Impacto Sociocultural de Mato Grosso
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
31/05/2023 17:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Empreendedores e produtores culturais luverdenses participaram, nesta segunda e terça-feira (29 e 30), do Workshop de Economia Criativa, Elaboração e Gestão de Projetos. A atividade faz parte do projeto “MT Criativo na Estrada”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso - SECEL, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa, com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

O evento, que visa promover o fortalecimento da Economia Criativa e dos Negócios de Impacto Sociocultural de Mato Grosso, de forma acessível e inclusiva, oferecendo encontros, palestras, oficinas e mentorias que auxiliam na ampliação das redes de contatos, na geração de parcerias e de negócios, foi realizado na sede do Sebrae e reuniu cerca de 60 pessoas entre artesãs, empresários, professores e produtores culturais luverdenses.

No primeiro dia, a atividade foi realizada de forma teórica, onde foi explicado sobre o conceito da economia criativa e da modelagem de negócios aos participantes. “Estamos trabalhando com a disseminação do termo da economia criativa nas regiões, levando conhecimento sobre o empreendedorismo, a cultura sobre a perspectiva econômica, que é uma superindústria que gera muito emprego e muita receita, além de ser uma estratégia de diversificação da nossa matriz econômica, que é um grande diferencial competitivo do Brasil”, explicou o palestrante do MT Criativo, Dudu Magalhães.

Finalizando o primeiro dia de workshop, os participantes se dividiram em grupos para criar uma empresa com foco na resolução de problemas da sociedade dentro da economia criativa. “A palavra que define essas duas noites é “excepcional”. Foram atividades muito produtivas, aprendi muitas práticas que levarei adiante na minha vida empresarial, fora os horizontes que me abriram. Parabéns a cultura e a todos os envolvidos”, contou a empresária, Arianne Oliveira.

Na terça-feira (30), os produtores culturais debateram sobre a elaboração e gestão de projetos e apresentaram as suas ideias para banca técnica, que foi formada por representantes do projeto MT Criativo e pela superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa do Estado, Alessandra Keiko.

“A economia criativa vem para auxiliar os trabalhadores da cultura a terem outras formas de fazer a manutenção do trabalho artístico, seja através da captação de recursos, editais de fomento, leis de incentivo à cultura e parcerias privadas. O foco da Caravana MT Criativo é esse, levar novos conhecimentos e fazer com que os artistas entendam que o trabalho deles é importante e impacta economicamente toda a sociedade”, ressaltou Alessandra.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

De acordo com a coordenadora do Observatório de Cultura de MT, Veruska Almeida, o objetivo é reunir todas as informações sobre o universo cultural, fazendo diagnósticos setoriais. “Nós estamos completando as doze regiões de planejamento do Estado, inaugurando o observatório este ano com pesquisas nessas áreas carentes, até consolidarmos esses dados. Atualmente, esses dados ficam soltos e estamos reunindo todas essas informações para que nós possamos melhor investir os nossos recursos, direcionando os editais e chamamentos públicos, e sendo transparentes com a sociedade”.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, avaliou positivamente a realização da caravana no município e agradeceu a participação dos produtores culturais nos dois dias de atividade. “Gratidão a esse projeto incrível do MT Criativo, que trouxe informação e capacitação para os nossos empreendedores e produtores culturais luverdenses. É uma oportunidade que permite a troca de experiências entre eles e fico muito feliz pelo engajamento de todos, foi um material realmente especial, que vai deixar, sem sombra de dúvida, uma marca de muita produção cultural em Lucas do Rio Verde”.

O encerramento do workshop contou também com a presença da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Tapurah, Nádia Bener, o coordenador de Cultura, Leanderson Neres, e a coordenadoa pedagógica, Maristela Mazzaroto, do coordenador de Cultura Regional de Santa Rita do Trivelato, Lauro Victor, além do vice-presidente da Câmara Municipal, Daltro Figur, do vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Adnilson Lara (Dj Taba), e dos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Carmen Melo, Givanildo Sá, Lucilene Santos e Solange Mattoso.

CULTURA E TURISMO

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios