16/04/2026 11:22:39
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11974/

Plataforma desenvolvida pela Prefeitura vai diminuir tempo de confecção de alvará sanitário

Iniciativa faz parte do projeto de inovação e modernização da Administração Municipal
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
17/08/2023 10:08

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de facilitar a vida do empresário que precisa retirar o alvará sanitário de funcionamento de sua empresa, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da secretaria de Fazenda, desenvolveu uma nova ferramenta que vai diminuir o tempo de confecção do alvará sanitário.

A ferramenta está disponível aos empresários luverdenses no site da Prefeitura. O intuito é reduzir os processos e desburocratizar a emissão de alvará. A ferramenta foi desenvolvida após alguns levantamentos e conversas entre Secretaria de Saúde e o Departamento de Tributação da pasta de Fazenda.

“A plataforma on-line é acessada através de login e senha a pessoa faz a solicitação e é gerada um número de protocolo para acompanhamento na Vigilância Sanitária municipal, para fazer a inspeção, gerar taxa desse alvará sanitário e posteriormente liberar o alvará. Anteriormente o empresário vinha aqui na Prefeitura pelo menos duas vezes pra dar entrada nessa documentação. Todo processo era físico, então tinha que preencher o requerimento na recepção. Esse requerimento passava pela Secretaria de Fazenda para ser gerada a taxa de inspeção sanitária. Posteriormente ia para inspeção sanitária e a Secretaria de Saúde. Esses eram alguns dos procedimentos”, explica Leonardo dos Santos, fiscal de tributos da Prefeitura.

Após todos os trâmites, o contribuinte tinha que voltar ao Paço municipal para retirar o documento físico.“Não era possível nem pra mandar por e-mail porque era documento físico, ele necessitava de assinaturas para ser liberado. Agora não, o documento é todo digital, já sai em PDF digitalmente, não precisa se deslocar mais”, salienta.

Estão enquadradas como empresas que obrigatoriamente precisam do alvará sanitário: lanchonetes, bares e comércios que possuam atividades relacionadas a saúde humana, como consultórios, clínicas médicas, salão de cabeleireiro/barbearias, entre outras.

Leonardo dos Santos frisa que a nova ferramenta é mais um dispositivo para contribuir com a transparência nas ações e atende a proposta de inovação na Administração. “A Secretaria de Fazenda como um todo, sempre está visando a inovação. Procurando alternativas pra atender melhor a cidade que cresce, e com ela a demanda cresce junto”, disse o fiscal. 

O profissional salienta que o estudo foi baseado na necessidade da Secretaria de Saúde, após dialogar com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann, a secretária da pasta, drª Fernanda Heldt Ventura, a equipe de Ti da prefeitura municipal, além do secretário de Fazenda, Giovanni Rodrigues Silva.

Geralmente os alvarás sanitários são solicitados pelos escritórios contábeis que possuem a maior demanda deste tipo de documento na Secretaria de Fazenda municipal, os mesmos terão o acesso à ferramenta que facilitará e trará maior controle nas suas solicitações de Alvará sanitário, podendo fazer o pedido do próprio escritório contábil, sem precisar se deslocar até o Paço Municipal.

Acesse a plataforma no seguinte endereço eletrônico: https://protocolo.betha.cloud/#/cidadao/solicitacao-abertura/Lfx1BS9LLCwXTCautl0HNQ==

Confira o manual do aplicativo em anexo.
 

FAZENDA
Avalie esta notícia:

Anexos:

Manual Visa

Mais em Lucas do Rio Verde


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril


13/04/2026 08:35

Guarda Civil Municipal mantém atuação constante no primeiro trimestre e amplia atendimentos em 2026

Comparativo entre 2025 e 2026 demonstra presença ativa da corporação e fortalecimento do atendimento à população